Diario de Pernambuco
Busca
Medicina UFPE decreta luto por morte de ex-vice-reitor

Publicado em: 29/01/2015 18:43 Atualizado em: 29/01/2015 19:57

Foto: Passarinho/UFPE/Divulgação
Foto: Passarinho/UFPE/Divulgação
O ex-vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco Geraldo José Marques Pereira morreu, na tarde desta quinta-feira (29), aos 70 anos, vítima de complicações de uma doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele estava internado no Hospital Memorial São José há cerca de um mês. A instituição decretou luto oficial de três dias.
 
O professor nasceu em outubro de 1944, formou-se em 1968 em medicina pela instituição, onde também fez o mestrado em medicina tropical. Recebeu o título de Professor Emérito da UFPE em 2012, uma homenagem aos seus 34 anos de dedicação. Foi coordenador do Mestrado em Medicina Tropical, chefe do Departamento de Medicina Tropical e diretor do Centro de Ciências da Saúde.

Com Mozart Neves Ramos como reitor, assumiu a Vice-Reitoria da UFPE, ocupando o cargo de abril de 1996 a abril de 2004. Foi reitor em exercício de março a novembro de 2003. Fundou o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) da Universidade, um de seus maiores orgulhos. Geraldo Pereira participou de diversos colegiados dentro e fora da universidade – dentre os quais a Comissão Estadual de Saúde, a Comissão Científica de Combate à Dengue do Governo do Estado e a Comissão de Cólera da UFPE e da Cidade do Recife – e integrou o Conselho Científico do Espaço Ciência da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo do Estado.
 
Geraldo José publicou vários artigos e livros, proferiu inúmeras palestras e participou de muitos eventos científicos. Coordenou, por vários anos, o fórum acadêmico "Pensando a violência", do Nusp. Foi membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, do Conselho Estadual de Cultura e da Academia Pernambucana de Medicina, a qual presidiu. Em março de 2011, assumiu a cadeira de número 16 da Academia Pernambucana de Letras, que já havia sido ocupada pelo seu pai, o escritor Nilo Pereira. Na internet, tinha um blog onde publicava suas crônicas. Deixa viúva Zaina Maria Gama Pereira, três filhas e dois netos.

Com informações da UFPE

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL