Corredor Leste/Oeste Túnel da Abolição será aberto em 15 de março Fase final das obras do equipamento viário situado na Madalena, que faz parte do Corredor Leste/Oeste, será retomada no sábado

Publicado em: 28/01/2015 10:15 Atualizado em:

Conclusão da pavimentação e da impermeabilização do túnel permitirá a liberação da via para o tráfego. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Conclusão da pavimentação e da impermeabilização do túnel permitirá a liberação da via para o tráfego. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

O Túnel da Abolição será inaugurado em 15 de março pelo governo do estado. Os serviços serão retomadas no sábado. Localizado no cruzamento entre a Rua Real da Torre e a Avenida Caxangá, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, o túnel tem o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito na Avenida Caxangá, excluindo um semáforo na entrada da via.

A conclusão do equipamento, que integra as obras do Corredor Leste-Oeste, estava prevista para janeiro de 2014, mas os trabalhos foram interrompidos em dezembro do mesmo ano por razões técnicas, segundo o governo. A decisão de retomar as obras foi tomada ontem pelo governador Paulo Câmara (PSB), que, após reunião com o secretário das Cidades, André de Paula, determinou a conclusão no prazo mais breve possível, em consonância com os parâmetros construtivos. A intervenção será concluída pelo consórcio responsável, Mendes Júnior/Servix.

“Antes de conversar com o governador Paulo Câmara, estive reunido, na manhã de ontem, com o consórcio que está à frente das obras e acertamos as condições para a sua retomada. Repassei ao governador, que fez questão de garantir a entrega com a maior celeridade possível. Os recursos estão garantidos e o governo assume esse compromisso”, afirmou o secretário André de Paula.

A fase final das obras do túnel está dividida em duas partes. Uma delas é o término da pavimentação asfáltica. A segunda é o processo de impermeabilização. Devido à particularidade do solo úmido encontrado na região, a intervenção exige um conjunto de medidas que garantam a drenagem e a qualidade do novo equipamento viário.

Com a implantação do túnel, a circulação passará a dispor de três faixas de rolamento livres, na Rua Real da Torre, e mais duas no prolongamento da Avenida Caxangá. Atualmente, a capacidade viária total do cruzamento da Rua Benfica com a Rua Real da Torre, somando os fluxos de todas as aproximações, gira em torno de 4.620 carros por hora. Com a entrega do túnel, a capacidade viária da interseção passará para um patamar em torno de 8.250 veículos por hora.

Corredor
O Leste/Oeste tem início no Derby e segue até Camaragibe. O equipamento terá acesso dos pedestres por meio de escada e elevador, contando com uma parada de ônibus no local.

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