Diario de Pernambuco
Busca
Expectativa Feras conferem notas do Enem a partir desta terça Resultado possibilita entrada no ensino superior através do Sisu. São 6,2 milhões de candidatos em todo o Brasil, sendo 400 mil pernambucanos

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 13/01/2015 07:34 Atualizado em: 13/01/2015 08:32

A expectativa dos 400 mil pernambucanos que participaram do Enem 2014 acaba hoje. Os feras podem conferir o resultado da avaliação que possibilita a entrada nas universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas individuais serão publicadas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Maria Klara quer cursar a graduação de ciência política. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Maria Klara quer cursar a graduação de ciência política. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Os resultados dos 31 pernambucanos que fizeram o Enem pela terceira vez no último dia 8 também devem ser divulgados. “O Ministério da Educação garantiu que nossas notas sairiam no mesmo dia dos outros estudantes”, afirmou a nutricionista Lays Souza, 23, que fez o exame para tentar vaga em medicina. Ela e outros 30 alunos fizeram as provas três vezes porque nos dias oficiais de prova - 8 e 9 de novembro - não puderam concluir o exame por causa de falta de energia. Uma nova aplicação ocorreu em 9 e 10 de dezembro, mas o caminhão dos Correios que transportava os cartões de respostas foi roubado, no Rio de Janeiro.

Desde ontem, os estudantes já podem consultar no site do Sisu as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, mas as inscrições só poderão ser feitas a partir de terça-feira. Os candidatos poderão fazer a inscrição até as 22h59 (horário local) do dia 22, pela internet. “A expectativa é grande porque, de férias, temos que acompanhar o resultado do Enem e o processo de inscrições do Sisu”, disse a estudante Maria Klara Galvão, 17 anos, que pretende cursar ciência política.

Em todo o país, são oferecidas 205.514 vagas. Das 63 universidades federais do país, 59 participam do Sisu, incluindo a UFPE, que acabou com o vestibular da Covest e adotou, pela primeira vez, o Sisu.
Além de permitir o ingresso na educação superior, a nota do Enem pode ter outros usos. Com o resultado das provas, o candidato pode concorrer a vagas no programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras ou no Programa Universidade para Todos (ProUni).

As inscrições do ProUni terão início no próximo dia 26. Para conseguir o Financiamento Estudantil (Fies) também é preciso ter feito o Enem. O exame ainda é usado como certificação do ensino médio. Em 2014, 997.131 fizeram o exame com esse objetivo.

Saiba Mais

Usando a nota do Enem no Sisu:

Notas do Enem
www.inep.gov.br

Inscrições no Sisu
Até as 22h59 (horário local) de 22 de janeiro
sisu.mec.gov.br

Das 63 universidades federais brasileiras, 55 usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), parcial ou totalmente, nos processos de ingresso

Em Pernambuco, seis instituições públicas disponibilizam as vagas pelo sistema

Além delas, a Universidade de Pernambuco (UPE), usa a nota do Enem como primeira fase do vestibular

Vagas das instituições pernambucanas no Sisu:
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 6.542 vagas
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - 3.540 vagas
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)* - 1.370 vagas
Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão) - 579 vagas
Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - 382 vagas

* Inclui os campi Bahia e Piauí

O Sisu
205.514 vagas
5.631 cursos
128 instituições
20% a mais do que no primeiro semestre do ano passado

Fontes: MEC e Inep 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL