Ensino Detentos terão que refazer provas do Enem nesta quinta e sexta Os cartões de resposta dos candidatos estavam no caminhão dos Correios que foi roubado no Rio de Janeiro em dezembro passado

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 14/01/2015 19:25 Atualizado em:

Os detentos das unidades de ressocialização do estado terão que fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela segunda vez. Os cartões de resposta dos candidatos estavam no caminhão dos Correios que foi roubado no Rio de Janeiro em dezembro passado. As provas de outros 31 estudantes pernambucanos também estavam na carga roubada, mas eles já refizeram o exame no último dia 8. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que os presidiários de Pernambuco e do Ceará farão as provas novamente nesta quinta-feira (15) e sexta (16). Este ano, 809 detentos pernambucanos, sendo 768 reeducandos e 41 adolescentes internos da Funase, fizeram o Enem.

Ao todo, as provas serão reaplicadas para 1.674 pessoas privadas de liberdade nos dois estados. Desses, 1.662 farão as provas de linguagens, matemática e redação. Todos farão as questões de ciências da natureza e ciências humanas. O exame será refeito em 45 unidades prisionais de 23 municípios. O Enem foi aplicado aos presos e internos de unidades socioeducativas nos dias 9 e 10 de dezembro do ano passado.

De acordo com o Inep, uma força-tarefa foi criada para a aplicação e a correção dos testes para garantir que os estudantes possam participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre as inscrições no próximo dia 19. A inscrição desses participantes no Sisu deve ser feita pelo coordenador pedagógico da unidade prisional. A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirmou que foi informado pelo órgão do Ministério da Educação (MEC)
sobre a reaplicação das provas.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL