Diario de Pernambuco
Busca
Urbanismo Bairro do Recife terá 12 ruas fechadas aos domingos Vias ficarão restritas aos pedestres e aos vendedores ambulantes, todos os domingos, segundo projeto que está em análise pela prefeitura

Por: Raphael Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/01/2015 15:14 Atualizado em:

Objetivo é criar espaços para serem aproveitados pelos recifenses toda semana. Foto: Nando Chiappeta/DP/D.A Press
Objetivo é criar espaços para serem aproveitados pelos recifenses toda semana. Foto: Nando Chiappeta/DP/D.A Press
O Bairro do Recife pode passar por novas mudanças após o período carnavalesco. Projeto sob análise de uma comissão formada por representantes da prefeitura e das polícias Civil e Militar prevê mais áreas de lazer e reforço na segurança aos domingos. Segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do município, João Braga, 12 ruas serão fechadas para o tráfego de veículos.

Os motoristas devem optar pelo estacionamento na prefeitura ou em outras vias próximas dos acessos ao Bairro do Recife. “Há vagas perto da Praça da República, por exemplo”, sugeriu Braga. Algumas dessas ruas já são fechadas no último domingo de cada mês, para o projeto Recife Antigo de Coração.

Com a iniciativa, as vias serão destinadas para comércio dos 96 ambulantes cadastrados e para prática de esportes ou atividades culturais. A Rua Vigário Tenório deve virar uma praça de alimentação nos finais de semana. A Rua Domingos José Martins pode receber ação semelhante.

Para evitar que comerciantes não cadastrados trabalhem na localidade, fiscais da prefeitura e da Polícia Militar estarão presentes nas quatro pontes de acesso ao bairro, onde também haverá revistas entre os pedestres com uso de detectores de metais. Maiores de 18 anos terão que apresentar documento de identificação. A venda ou porte de bebidas em garrafas de vidro também serão proibidas, pois, segundo a PM, as mesmas podem ser usadas como armas.

Na próxima sexta-feira, a comissão discutirá outra medida polêmica. A proibição de que crianças e adolescentes possam entrar no Bairro do Recife sem a presença dos pais. “A ação vai garantir mais segurança à população”, argumentou Braga.

Quanto aos flanelinhas, o secretário explicou que a partir da próxima segunda-feira somente aqueles que foram cadastrados vão poder continuar na localidade, sendo fiscalizados pela prefeitura e pela PM. Aos domingos, eles também poderão continuar trabalhando nas ruas. “Porém, não haverá carros na maioria, já que o estacionamento será proibido”, pontou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL