Diario de Pernambuco
Busca
Protesto Ambulantes deixam Câmara de Vereadores e reunião é marcada para terça-feira

Publicado em: 30/01/2015 09:14 Atualizado em: 30/01/2015 10:19

Grupo ocupou a Câmara dos Vereadores na tarde de ontem. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press
Grupo ocupou a Câmara dos Vereadores na tarde de ontem. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press

Depois de passar a noite acampados em protesto, os comerciantes ambulantes deixaram a Câmara de Vereadores do Recife, em Santo Amaro, por volta das 8h30 desta sexta-feira (30). O grupo só se retirou diante da promessa de uma reunião, na próxima terça-feira (3), com a presença de vereadores e da Secretaria de Mobilidade e Contole Urbano do Recife.

Cerca de 60 comerciantes dormiram no local, que ficou tomado por colchões. Eles protestam contra a ação da Prefetura do Recife, que retirou, ontem, os cerca de 130 que trabalhavam sem cadastro na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da cidade.
Cerca de 60 ambulantes passaram a noite no local. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Cerca de 60 ambulantes passaram a noite no local. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press

Eles exigem que o cadastro seja reaberto, para que continuem trabalhando nas ruas ou para que ganhem uma vaga em um dos seis shoppings populares que estão sendo construídos pela Prefeitura do Recife. Em coletiva de imprensa, ontem, o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, afirmou que o cadastro foi concluído em 2013 e que não há projeto de reabertura.

Na manhã da quinta-feira, fiscais da prefeitura do Recife, agentes da CTTU, da Guarda Municipal e 30 policiais militares do 16º Batalhão da PM realizaram uma ação conjunta para impedir que comerciantes informais ocupassem as calçadas da Avenida Conde da Boa Vista com barracas. O trecho da ação foi entre as Ruas José de Alencar e do Hospício. A ação fez parte do processo de reordenamento do Centro e deve continuar, em outras vias, até depois do carnaval.

Na Conde da Boa Vista, atuam cerca de 300 camelôs, sendo 141 cadastrados em 2013. Cinquenta foram cadastrados no primeiro trecho, num total de 180. Para os que têm permissão para vender na via, foram entregues crachás - que garantem a permanência apenas no espaço designado pela PCR. Somente eles poderão atuar a partir desta sexta-feira.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL