Eleições na Câmara: deputados têm até 13h30 para oficializar candidaturas
As regras divulgadas pela Casa, afirma que a homologação das candidaturas ficará sob responsabilidade da Presidência da Casa
Bruno Bocchni - Repórter da Agência Brasil
Publicado: 01/02/2025 às 12:17

Vista do plenário da Câmara dos Deputados/foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
A Presidência da Câmara dos Deputados divulgou as regras para a eleição da nova Mesa Diretora, marcada para o dia 1º de fevereiro. O pleito definirá os líderes da Casa para o biênio 2025-2027 e seguirá diretrizes publicadas no Diário da Câmara dos Deputados.
O registro das candidaturas ao cargo de Presidente da Câmara deve ser feito até as 13h30 do dia da eleição. Os postulantes à Presidência podem se candidatar de forma avulsa, enquanto os demais cargos obedecerão à distribuição proporcional entre partidos e blocos parlamentares. A homologação das candidaturas ficará sob responsabilidade da Presidência da Casa.
No dia da eleição, a votação será realizada por meio de urnas eletrônicas. Os candidatos à Presidência terão direito a dez minutos para expor suas propostas aos colegas parlamentares, mas não será permitido qualquer tipo de interrupção ou aparte durante os discursos. O sorteio que definirá a ordem dos candidatos nas urnas ocorrerá às 14h30.
[SAIBAMAIS]
Para ser eleito em primeiro turno, o candidato à Presidência deve alcançar maioria absoluta dos votos. Caso contrário, será realizado um segundo turno entre os dois mais votados. Em caso de empate, o critério de desempate favorecerá o parlamentar mais idoso com o maior número de mandatos.
A disputa pela Mesa Diretora é sempre um momento crucial no Legislativo, pois define a agenda política e administrativa da Câmara. O atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), encerra seu mandato sem possibilidade de reeleição, abrindo caminho para novas lideranças.
Nos bastidores, partidos e blocos intensificam as articulações para garantir posições estratégicas na Mesa, que além da Presidência, inclui vice-presidências, secretarias e suplências. A expectativa é de uma disputa acirrada entre os principais grupos parlamentares, refletindo a complexidade do cenário político nacional.
Confira as informações no Correio Braziliense.