Rain26° / 27° C

Eleições 2024

Novo lança Tecio Teles como opção da direita para prefeito do Recife

A pré-candidatura será lançada oficialmente neste sábado (25)

Publicado em: 24/05/2024 21:18 | Atualizado em: 24/05/2024 23:05

A pré-candidatura de Teles fortalece o cenário político local ao oferecer uma opção no campo da direita para a Capital pernambucana (Priscilla Melo / DP Foto)
A pré-candidatura de Teles fortalece o cenário político local ao oferecer uma opção no campo da direita para a Capital pernambucana (Priscilla Melo / DP Foto)
O Partido Novo de Pernambuco lança, neste sábado (25), a pré-candidatura de Tecio Teles à Prefeitura do Recife. O ato será realizada durante o Encontro Estadual da legenda, no Auditório do Empresarial MV, na Imbiribeira, das 8h30 às 12h. O evento contará com as presenças das principais lideranças políticas, como o presidente nacional Eduardo Ribeiro, o senador Eduardo Girão (CE) e Cristina Rando, coordenadora Nacional do Mulheres pelo Novo. Também estarão filiados, pré-candidatos a prefeitos e vereadores, empresários e apoiadores da legenda em Pernambuco. 

O Novo anunciou em janeiro deste ano a pré-candidatura de Tecio Teles para as eleições municipais, marcando um passo significativo na solidificação política do partido no Estado. A pré-candidatura de Teles fortalece o cenário político local ao oferecer uma opção no campo da direita para a Capital pernambucana.

“No ano passado, o presidente Eduardo Ribeiro, em uma conversa conosco, nos convocou para essa missão de participar dessas eleições como pré-candidato a prefeito da cidade do Recife. Entendendo naquele momento que talvez o nosso nome tivesse como contribuir, e de maneira muito tranquila, a gente fez essa comunicação à vice-governadora Priscila Krause, de que o Novo teria um nome e que o partido segue de maneira independente. Hoje, o Novo não pertence à base do Governo Raquel Lyra”, conta Teles, que foi chefe de Gabinete da Priscila Krause (Cidadania) até dezembro de 2023. 
 
O partido se coloca como forte oposição ao governo municipal, ao PT e ao PSB e uma opção da direita para qualificar o debate na Prefeitura do Recife. “Primeiro, a gente precisa discutir a segurança pública, respeitando as competências municipais, mas a gente precisa, enquanto gestor de uma cidade de um milhão e meio de habitantes, colocar isso em um certo debate. O município tem ferramentas para contribuir nesse enfrentamento e não só terceirizar a responsabilidade. A gente defende a capacitação, o treinamento e armar a Guarda Municipal, como já é feito em grande parte do Brasil”, pontua Tecio.

O pré-candidato também afirma que, nos últimos 12 anos, o governo municipal vem deixando a desejar na geração de emprego e oportunidades. “No apanhado geral da taxa de desemprego, Recife é a terceira capital do País, que fechou 2023 com o maior número de pessoas desempregadas. Recife está entre as 20 cidades com pior saneamento do País e entre as 10 cidades mais violentas do Brasil”, ressalta. 

Propostas 

As principais pautas de Tecio Teles incluem a liberdade econômica, a desburocratização do setor público, a geração de empregos, a redução de impostos e uma gestão pública eficiente focada em resultados e benefícios para a população.

Expansão no município

“O Novo foi o partido que mais cresceu proporcionalmente no País. No ano passado, em Pernambuco, isso não foi diferente. Hoje a gente sai, em Pernambuco, com mais de 200 candidatos a vereador e prefeitos. E a gente já passou a contar com uma representação na Câmara Municipal, que é o vereador Felipe Alecrim”, conta.

Tecio Teles, 34 anos, é advogado, com pós-graduação em Direito Administrativo e em Planejamento e Gestão Pública pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE/FCAP), além de 16 anos de experiência em gestão nos setores público e privado. 
 
Cenário nacional

O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, destaca o crescimento nacional do partido, nos últimos quatro anos, após a mudança de estratégia do partido para alcançar maior expansão no País. “Nós saímos de 46 municípios que nós disputamos em 2020 para hoje com mais de 600 candidatos e com um crescimento relevante no Nordeste”, afirma.

Sobre a polarização política no cenário nacional, Eduardo afirma que o Novo já conta com lideranças políticas para enfrentar essa divisão na eleição presidencial em 2026. “Entendemos que se caminha para uma renovação num cenário de 2026, que novas lideranças estão surgindo. Temos alguns pré-candidatos se colocando com potenciais candidatos à Presidência da República. Nós temos um governador do nosso partido, o Romeu Zema, de Minas Gerais, que não se coloca como pré-candidato, que está focado muito na sua gestão, mas é visto como um pré-candidato”, conta.

Mais notícias