JUDICIÁRIO

Supremo já prendeu 1.645 pessoas acusadas de envolvimento com o 8 de janeiro

Dado envolve as detenções em flagrante, realizadas no dia seguinte aos atentados, e de pessoas que foram encarceradas em operações da PF nos últimos meses

Publicado em: 22/04/2024 16:43


Ministro do Supremo está no centro da polarização da política (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
Ministro do Supremo está no centro da polarização da política (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) já prendeu 1.64 pessoas acusadas de algum tipo de envolvimento com os atentados de 8 de janeiro. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que tramita na corte sobre o tema. No entanto, apesar do elevado número de detenções. no momento, 88 pessoas continuam encarceradas, de acordo com os dados

 

Além dos presos em flagrante, que foram mais de mil no dia 9 de janeiro, o dado também conta com detenções realizadas até agora pela Polícia Federal nas inúmeras fases da Operação Lesa Pátria - que se tornou permanente para investigar os atentados, cometidos por extremistas que invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

 

Moraes fez um balanço de sua atuação durante sete anos no Supremo. Ele foi indicado em 2017 pelo ex-presidente Michel Temer e aprovado pelo Senado. A divulgação do balanço sobre a produção do magistrado e de sua equipe ocorre no momento em que o ministro é alvo de ataques na internet, principalmente por parte do bilionário Elon Musk, dono do X (Twitter), que acusa Moraes de "!ser um ditador" e aplicar decisões que representam "censura".

 

De acordo com o relatório, quando ingressou na corte, "em 21/03/2017, o gabinete de Moraes "contava com 6.597 processos. Sete anos depois, o acervo regular conta com 699. Durante esse período, foram distribuídos ao ministro 36.498 processos, somando um total 43.095 recebidos". O levantamento também aponta que 83% dos processos ingressaram no gabinete do magistrado há menos de 15 meses.

 

"Nesses sete anos, houve uma redução de 94% de processos recursais, 75% referentes a ações de controle concentrado (ADOs, ADIs e ADPFs), 63% de processos originários e 23% de causas envolvendo questões penais", informou o tribunal.

 

Confira alguns dados sobre a produção do ministro Alexandre de Moraes nos seus sete anos de Supremo:

 

 

Produção

 

Acervo regular: Diminuição de 89% desde março de 2017

 

Total de processos: 43.095

 

Processos recentes (menos de 15 meses): 83%

 

Redução de processos recursais: 94%

 

Redução de processos originários: 63%

 

Redução de processos penais: 23%

 

 

8 de janeiro

 

Total de ações: 1.516 processos

 

Decisões geradas: 8.061

 

Prisões: 1645

 

Julgamentos de ações penais: 161

 

Homologações de acordos: 102

 

Processos em tramitação: 1.444

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL