ELEIÇÕES 2018

Presidente do TRE diz que esquema de segurança para votação está aperfeiçoado

O desembargador Luiz Carlos Figueiredo ainda lembrou que é crime obstacular votação e capturar voto

Publicado em: 28/10/2018 08:29 | Atualizado em: 28/10/2018 08:56

Foto: Camila Pifano/Esp.DP
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (tre), o desembargador Luiz Carlos Figueiredo, abriu a sessão do pleno no tribunal pontualmente às 8h. Ele anunciou que o esquema de segurança está aperfeiçoado e intensificado para garantir o direito de votar. Lembrou que é crime obstacular votação e capturar voto.

De acordo com o presidente do tre, o aplicativo Pardal está em funcionamento para receber denúncias relativas às eleições. “Somos o segundo estado em número de denúncias, só perdendo para São Paulo”. Quem quiser tirar dúvidas , pode ligar o Disque-eleitor 31949400.

Outra novidade é que a diplomação dos candidatos eleitos no primeiro turno, tanto majoritários, quanto proporcionais, acontece treze dias antes do previsto, no dia 6 de dezembro, as 15h, no Classic Hall. Somente são diplomados os eleitos que tiverem suas contas aprovadas pela Justiça Eleitoral.

O TRE lembra que se o eleitor não justificar a ausência do voto até seis de dezembro, para o primeiro turno, e até o dia  27 de dezembro, para o segundo turno, paga multa de 3,61 reais. Quem não paga a taxa, fica sem acesso a passaporte, matrícula em universidades, benefícios sociais, entre outros direitos. A justificativa pode ser feita no site do tribunal superior eleitoral (tse) ou nos locais de votação. No caso de justificativa por doença, é preciso comprovar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL