ELEIÇÕES 2018

Mutirão para desafogar filas

Armando Monteiro aproveitou encontro para apresentar a ideia do programa Expresso Saúde

Publicado em: 20/09/2018 08:45

Foto: Leo Caldas/Divulgação
Com foco na questão da saúde, o senador Armando Monteiro (PTB), candidato ao governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar, apresentou ontem propostas para desafogar o atendimento da população nas unidades de saúde do estado. Ao participar de uma sabatina em uma rádio de Caruaru, o petebista disse ser “inaceitáveis” as promessas não cumpridas pelo governador e candidato à reeleição Paulo Câmara. “Construir prédios e não colocá-los para funcionar é inaceitável. O governador fez muitas promessas na saúde e não cumpriu”, destacou o candidato.

Para reverter a situação, Armando assumiu o compromisso de colocar para funcionar a rede que existe, “com descentralização, melhoria na gestão, qualificação dos serviços e humanização do atendimento”, ressaltou durante a entrevista à rádio. “Nos primeiros cem dias de governo, vamos realizar um verdadeiro mutirão para acabar com as filas nas cirurgias eletivas”, prometeu o petebista.

Armando citou unidades de saúde no interior, como o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, o Dom Moura, em Garanhuns, e o Dom Malan, em Petrolina. “Esses hospitais, por sua natureza, atendem a populações de dezenas de municípios. Portanto, precisam de estruturas adequadas para a demanda”, salientou o candidato. “Vamos fazer um plano emergencial para redimensionar as equipes, humanizar o atendimento e avaliar as prioridades na área para poder colocar a saúde para funcionar”, complementou o candidato.

À tarde, em uma conversa com profissionais de enfermagem e agentes de saúde, Armando apresentou a proposta do programa Expresso Saúde, uma iniciativa que, segundo ele, vai tornar o atendimento rápido e humanizado, além de integrar todas as unidades com prontuários on-line e guichês eletrônicos, deixando mais rápidos a marcação e o acompanhamento de consultas, exames e cirurgias. 

A proposta do candidato tem como base o protesto de pacientes que tiveram que realizar a cirurgia de colostomia, exteriorização do intestino grosso, na rede pública de saúde. O grupo fez uma mobilização na semana passada em frente ao Hospital Barão de Lucena para denunciar que estão há dez meses sem receber as bolsas coletoras adequadas. 

O postulante petebista também citou a paralisação dos médicos residentes do Hospital Getulio Vargas, no bairro do Cordeiro, no Recife, por conta da falta de material, medicamentos e as precárias condições de trabalho. 

JUSTIÇA
Ontem, a Justiça Eleitoral decidiu que a campanha de Armando Monteiro pode continuar com as críticas à atual gestão socialista na propaganda no rádio e na televisão. Nas peças, a coligação petebista tem resgatado as promessas de Paulo Câmara durante a campanha de 2014 e comparado com a realidade atual de Pernambuco. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL