ELEIÇÕES 2018

Maurício Rands: Compromisso com a economia digital

O candidato apresentou suas propostas, ontem, para o polo tecnológico de Pernambuco

Publicado em: 20/09/2018 08:42

Foto: Keila Castro/Divulgacao
Propostas sobre inovação, participação das empresas do Porto Digital nas compras oficiais e criação de uma PPP para o Pernambuco Conectado foram alguns dos compromissos que Maurício Rands assumiu ontem junto aos principais líderes da economia digital, que convidaram os candidatos a governador de Pernambuco, para ouvir as propostas.

O candidato da coligação O Pernambuco que você quer (PROS, PDT, Avante) conversou com os empresários no ambiente informal do auditório do Porto Digital. Rands apresentou as ideias-força da campanha e detalhou o plano de criar uma nova mentalidade em todo o serviço público e as propostas para o setor de tecnologia. “Queremos juntar duas vocações naturais, de logística e de economia digital. Por isso, podemos levar o Porto Digital para dentro do Porto de Suape”.

Maurício Rands disse que a inovação será a marca do seu governo. A declaração foi muito bem recebida pelos empresários. “A inovação e a tecnologia devem ser usadas a serviço de um melhor atendimento do Estado na área da saúde, da segurança e da educação”, reforçou. Alcides Pires, do Softex, disse que esse tipo de ideia sempre foi defendida no setor. “Nós desejamos a participação do setor de tecnologia nas compras do governo, mas sempre enfrentamos resistências”, disse.

O chamado ecossistema digital em Pernambuco tem faturamento da ordem de R$ 2 bilhões, possui 200 empresas e emprega cerca de 9 mil profissionais qualificados. Muitas destas empresas fazem negócios com empresas fora do país e a maior parte do faturamento vem de clientes que não são pernambucanos. “Somos competitivos”, sintetizou Francisco Saboya, presidente do Porto Digital. Mesmo assim, as empresas alegam enfrentar resistências quando tentam participar das licitações do governo de Pernambuco.

Rands também se comprometeu com o Pernambuco Conectado, o projeto que procura criar no estado uma conexão direta de fibra ótica com o resto do mundo. O plano de Maurício Rands é atrair esse tipo de infraestrutura digital por meio de Parceria Público Privada (PPP), na qual o governo atrairia um parceiro por causa da garantia da demanda por banda larga futura. O plano é aperfeiçoar o modelo desenvolvido no Ceará e reproduzir em Pernambuco.  Os cearenses conseguiram atrair essa conexão por fibra ótica. “São ideias e propostas que me deixam entusiasmado com os avanços que podemos executar, uma vez no governo”, disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL