Alianças

PROS pode se aliar a Júlio Lóssio após retirada da pré-candidatura de Marília

Decisão do PT Nacional mexe com o xadrez eleitoral de siglas aliadas

Publicado em: 01/08/2018 18:20 | Atualizado em: 01/08/2018 22:03

Mathes Santos - Especial para o Diario

Com a retirada da pré-candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) ao Governo do Estado, partidos aliados à petista começam a traçar caminhos diante da decisão da Executiva Nacional do PT. Segunda sigla a declarar apoio à vereadora Marília Arraes na disputa estadual, o PROS pode trilhar até quatro caminhos nas Eleições de outubro.

“Podemos seguir até outros caminhos: ter uma candidatura própria, aliança com Armando Monteiro, aliança com a candidatura de Júlio Lóssio ou, até mesmo, um novo diálogo com a Frente Popular”, disse o presidente do PROS em Pernambuco, deputado federal João Fernando Coutinho, procurado pouco antes da confirmação oficial da decisão nacional do PT. “É preciso analisar a situação com muita tranquilidade, paciência e pelo conjunto das propostas, que melhor atendam aos pernambucanos”, disse Coutinho.

Nos bastidores, o PROS também pleiteia a indicação de vice para a chapa de Júlio Lóssio, pré-candidato da Rede a governador. Integrante da Rede ouvido pelo Diario de Pernambuco afirma que há afinidade ideológica entre as duas legendas e que o PROS tem desejo na postulação. A fonte também enfatizou que existe a possibilidade e, dependendo apenas da Rede, o candidato a vice na chapa de Marina Silva à Presidência seria deliberado pelo PROS. A reportagem procurou entrar em contato com o pré-candidato da Rede, Júlio Lóssio, mas não obteve sucesso.

Também questionado sobre o quadro nacional, João Fernando Coutinho disse que existe uma possibilidade de entendimento do o PT nacional. “As negociações nacionais estão avançadas, inclusive o presidente Eurípedes [Júnior] se reunirá na noite desta quarta com a presidente do PT, senadora Gleisi [Hoffman]”, disse o parlamentar.

No fim da tarde desta quarta (1º), em resolução divulgada pelo PT Nacional, os petistas oficializaram o convite ao PROS para integrar a coligação que terá Lula confirmado como candidato no próximo sábado (04), na Convenção Nacional do partido, apesar dos imbróglios jurídicos, diante da prisão do ex-presidente e da condenação em segunda instância, que o enquadra na Lei da Ficha Limpa.
TAGS: marilia | arraes | pros | apoio | pernambuco | pt |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL