Eleições 2018

PROS pode deixar a Frente Popular

Lideranças do partido pressionam diretório local a sair do governo e apoiar candidatura de Marília Arraes, o que será definido na semana que vem

Publicado em: 20/07/2018 08:20 | Atualizado em: 20/07/2018 08:46

João Fernando Coutinho só baterá o martelo sobre a aliança na próxima semana. Foto: Andre Abrahao/PROS/Divulgacao

O palanque do governador Paulo Câmara (PSB) corre risco de sofrer uma baixa com a saída do PROS, comandada no estado por um ex-socialista, o deputado federal João Fernando Coutinho. No ato realizado ontem no Recife para formalização do diretório estadual, foi grande a pressão de lideranças partidárias para que a sigla deixe a base governista e ingresse na campanha da vereadora Marília Arraes (PT) ao governo do estado.

Os participantes alegaram que o PSB não dava a “devida atenção” ao PROS no interior e o sentimento das pessoas nas ruas era o de apoiar a campanha da petista em Pernambuco. Segundo informações de bastidores, João Fernando teria ficado sensibilizado com o apelo dos filiados, mas só baterá o martelo na próxima semana após ouvir o presidente nacional, Eurípedes Júnior, e o ex-deputado federal Maurício Rands (PROS), que está no exterior e deve retornar ao Brasil amanhã.

Marília Arraes já conversou com João Fernando e ofereceu espaço para o PROS participar da chapa majoritária do PT. Os nomes cotados seriam o do próprio João Fernando para a vice e Rands para o Senado. Em reserva, comenta-se que, ao assumir o PROS, João Fernando teria se comprometido com o presidente nacional da sigla a eleger pelo menos um deputado federal no estado e que ele só toparia a empreitada caso encontrasse um nome forte para substituí-lo na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. A outra vaga para o Senado será disputada pelo deputado federal Sílvio Costa (Avante).

Presente ao evento, o ex-prefeito de Belém de Maria, Wilson de Lima e Silva, conhecido como Dinho, fez uma fala contundente contra o governo do PSB. “O governador Paulo Câmara tem sido omisso no apoio a João Fernando desde o tempo do PSB e agora no PROS. Eles tratam com desprezo e indiferença. Não vejo motivo para continuar na base governista. Defendo que a legenda apoie Marília. A gente vê o sentimento do povo e é possível chegarmos a vitória”, afirmou.

A representante dos Trabalhadores Sem Teto, Lídia Brune, também se posicionou em favor de uma aliança com PT. “O que o povo quer é Marília. Se a gente for com ela não terá cara feia, mas muito entusiamo”, argumentou.

Durante o ato político, João Fernando Coutinho foi reconduzido à presidência do PROS e Maurício Rands indicado para a vice-presidência. Já o defensor público geral, Manoel Jerônimo, que será candidato a deputado estadual, foi escolhido como 1º Vice-Presidente. O segundo vice é Wilson Lima e Silva e o secretário-geral Rui Coutinho.


Em busca dos eleitores no interior

Na fase de pré-campanha e impedido de participar de eventos públicos pela legislação eleitoral, o governador Paulo Câmara (PSB) tem buscado outros espaços para ficar mais perto do eleitor. Uma alternativa encontrada pelo socialista foi de atender a demanda das rádios que atuam no interior do estado. Por conta da agenda administrativa, o governador não tinha como atender aos pedidos de entrevistas, o que ele passou a fazer agora quase que rotineiramente no período da manhã, segundo sua assessoria. A última aparição pública do governador em uma inauguração oficial foi em 6 de julho, na entrega do segundo módulo do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

Com o prazo permitido para inaugurações aos gestores que irão disputar a eleição deste ano foi encerrado em 7 de julho, Paulo Câmara passou um período de quase 10 dias apenas com compromissos internos. Esta semana, no entanto, ele iniciou um cronograma de viagens pelo interior do estado. Ontem, o governador esteve em Itapissuma para uma visita ao 26º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Hoje, o compromisso dele será nos municípios de Ferreiros, Nazaré da Mata, Carpina e Vitória de Santo Antão.

Nas cidades, o socialista tem vistoriado obras que estão em andamento, projetos que foram inaugurados recentemente e outros que estão em fase de conclusão. “A atuação do governador nesse período pré-eleitoral está rigorosamente dentro do que manda a lei eleitoral”, comentou o secretário da Casa Civil, André Campos, sem esquecer de lembrar que outros pré-candidatos que detêm mandato, a exemplo do senador Armando Monteiro Neto, que irá concorrer ao governo do estado, e ao Senado, deputado federal Mendonça Filho (DEM), ambos da frente Pernambuco Vai Mudar, também estão andando pelo interior de Pernambuco.  

Nas últimas viagens em que Paulo Câmara participou de inaugurações, os auxiliares dele procuraram colocar na agenda um elenco de obras de maior apelo junto à população. Foram projetos de abastecimento de água, segurança pública, educação e saúde. O socialista fez a entrega de escolas técnicas, sendo uma delas em Garanhuns, território adversário do PSB. O município é administrado pelo prefeito Izaís Régis (PTB), um aliado ferrenho de Armando Monteiro Neto.

Já no que diz respeito às articulações políticas, Paulo Câmara se reuniu nos últimos dias com o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, e com a presidente nacional do PT, Gleisi Hofamann. Ambos estiveram no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, em busca de apoio do PSB na disputa presidencial. Ciro, apesar de ter a preferência da maioria dos socialistas, não deverá conseguir uma parceria com o gestor pernambucano. Na semana passada, logo após o encontro com Gleisi, Câmara declarou apoio ao ex-presidente Lula. Já na política local, o esforço de Paulo é no sentido de manter a unidade da Frente Popular , coligação que dará sustentação ao seu projeto de reeleição. (Rosália Rangel)


Pré-candidatos de oposição iniciaram "caravana" antes

Enquanto Paulo Câmara  cumpria agendas internas, os pré-candidatos da oposição percorriam o estado em busca do eleitorado e de apoio de prefeitos e outras lideranças políticas. O senador Armando Monteiro Neto (PTB), por exemplo, iniciou suas andanças no dia 5 deste mês e, até a última quinta-feira, passou por 19 cidades de várias regiões de Pernambuco. Em municípios polos, como Petrolina, contou com a participação do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Filho (DEM).

Na maioria dos municípios, ele participou de atos políticos. Em Arcoverde, onde o comando da cidade é da prefeita Madalena Brito (PSB), Armando contou com o apoio do ex-prefeito e deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) para circular na cidade, junto com vereadores e lideranças locais.

A pré-candidata do PT, Marília Arraes, que ainda não teve o nome oficializado pelo partido, também tem cumprindo uma agenda intensa de compromissos pelo interior do estado. Na semana passada, a petista esteve em Paulista, Igarassu, Barreiros, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Carpina, Catende, Palmares e Xexéu. No último domingo e na segunda-feira, esteve em São Paulo, onde concedeu várias entrevistas para falar sobre sua pré-candidatura.

Neste final de semana, Marília irá circular pelos municípios de São José do Egito, Afofados da Ingazeira e Serrita, no Sertão do estado. Por onde passou, a petista também conseguiu adeptos para o seu projeto de participar da eleição estadual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL