PT

Recurso de defesa de Lula será julgado na segunda-feira

O ex-presidente nega as acusações feitas sobre o Triplex, mas, pela decisão ter sido em caráter unânime, o recurso apresentado não pode mudar o resultado

Publicado em: 21/03/2018 12:24

O petista foi acusado de receber o imóvel como propina das empresas OAS. Foto: Nelson Almeida/AFP (Foto: Nelson Almeida/AFP)
O petista foi acusado de receber o imóvel como propina das empresas OAS. Foto: Nelson Almeida/AFP (Foto: Nelson Almeida/AFP)


O recurso de defesa do ex-presidente petista deverá ser julgado nesta segunda-feira (26) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A medida contesta o aumento da pena de Lula no processo que envolve o Triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. 

O petista foi acusado de receber o imóvel como propina das empresas OAS, de maneira a beneficiar alguns contratos da Petrobras. Em primeira instância, o político foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro. Ainda em janeiro deste ano, os três desembargadores que compõem a 8ª turma do TRF-4 mantiveram a condenação e ainda aumentaram a pena para 12 anos e um mês de prisão.

O ex-presidente nega as acusações, mas, pela decisão ter sido em caráter unânime, o recurso apresentado não pode mudar o resultado, apenas pedir esclarecimentos sobre a sentença. O primeiro pedido foi protocolado ainda em fevereiro e em março o Ministério Público Federal apresentou os argumentos contra os recursos da defesa. O caso será analisado pelo desembargadores da 8ª turma, os mesmos que estudam os recursos da operação Lava-Jato na 2ª instância. 

Eleições 2018

O ex-presidente Lula ainda cogita participação nas eleições presidenciais que ocorrerão no final do ano, mas sua situação só deverá ser definida no segundo semestre. Entre os eleitores, no entanto, as opiniões acerca do petista estão acirradas. 

Em caravana pelo Sul do Brasil, Lula enfrentou sufoco nessa terça-feira, durante o segundo dia de visita. Manifestantes contrários e a favor foram às ruas bloquear acesso a Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Foi necessário reforço da polícia para conter a situação.

Nas pesquisas eleitorais divulgadas pela Datafolha no início de janeiro, no entanto, Lula lidera as intenções de voto, acumulando 37% do público. Na sondagem, os demais candidatos que seguem a preferência do público são Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL