Planalto Tentando melhorar imagem, governo Temer lança plano Avançar Descrito até por aliados de Temer como "PAC rebatizado", o programa vai investir R$ 42 bilhões em programas sociais até 2018.

Publicado em: 07/11/2017 20:31 Atualizado em:

Após barrar a segunda denúncia na câmara, o governo Temer tenta lançar uma nova agenda política positiva. O projeto vem com o objetivo de contrastar com as reformas impopulares que o presidente tenta emplacar no congresso, descongelando antigos programas sociais.  

O plano, batizado de "Avançar", já teve seu lançamento adiado diversas vezes e enfim será lançado, com um grande corte orçamentário. O programa irá investir cerca de R$ 42,5 em projetos sociais até 2018. Na prática, o programa não cria nenhum projeto novo, apenas reforma projetos pré-existentes dos governos Lula e Dilma como o "Minha casa minha vida", construção de creches e até obras previstas no "Programa de Aceleração do Crescimeto". 

O invesimento virá exclusivamente do orçamento e não sofrerá "tesouradas", na tentativa de compensar os danos causados pela crise fiscal aos projetos sociais do governo. No total serão mais de seis mil programas contemplados. O projeto recebeu críticas até dentro da base aliada de Temer. Alguns congressistas afirmam que ele apenas rebatizou o PAC, com a única diferença que o Avançar não receberá investimentos privados.

A publicidade oficial terá o mote "Agora é avançar" e já começa a ser exibido nesta quinta-feira. Temer já tem usado expressões como "O Brasil voltou" em seus discursos para reforçar a ideia. Para muitos, o programa é apenas uma estratégia do governo para ter algo positivo para usar nas campanhas presidenciais de 2018.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL