Diario de Pernambuco
Busca
OPINIÃO Josias Silva de Albuquerque: Educação e tecnologia precisam andar de mãos dadas Josias Silva de Albuquerque é Presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE

Publicado em: 19/09/2017 07:27 Atualizado em:

O desenvolvimento, a cada dia, de novas ferramentas tecnológicas nos faz refletir sobre uma questão: como os educadores brasileiros estão se utilizando desses novos conhecimentos para trabalhar com seus alunos nas salas de aulas? Nessa época de tablets, ipods, iphones, netbooks, leitores digitais, de acesso cada vez mais usual da Internet é primordial estarmos atentos a essa relação tecnologia e educação. Faz parte dessa mudança na educação do século 21 a formação socioemocional do aprendiz, porque o conhecimento técnico de conteúdos não é suficiente para formar um profissional de sucesso nem uma pessoa feliz.
O desenvolvimento tecnológico rompeu com inúmeras barreiras entre os países, encurtando distâncias, globalizando a economia e permitindo acesso a produtos e serviços nunca dantes imaginados pelas camadas mais humildes da população. Entretanto, diante de tanta modernidade e tecnologia, nosso país ainda ostenta índices educacionais alarmantes, precisando romper com algumas barreiras, imprescindíveis para a construção de uma verdadeira nação: a fronteira da educação de qualidade para todos, da inclusão, da igualdade de oportunidades, do acesso à cultura, do respeito à diversidade, apenas para citar algumas.
O Sistema Fecomércio/Senac/Sesc–PE tem uma história de dedicação e serviços prestados ao segmento da educação, tendo no Senac um centro de excelência em formação profissional e no Sesc uma referência na educação básica e na promoção da cultura, da assistência social, dos esportes e do lazer. Com larga experiência no setor educacional, o Sistema Fecomércio vai discutir com o grande público questões fundamentais da educação básica e da tecnologia aplicada à educação.
Este ano, entre os dias 20 e 22 de setembro, vamos realizar a XV edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, no Centro de Convenções, em Olinda. Já contabilizando mais de três mil inscrições, o que o torna o segundo maior congresso educacional do Brasil. O tema central deste ano é Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e conta com o apoio do Sebrae e dos Departamentos Nacionais do Senac e do Sesc.
O Espaço do Conhecimento integra o congresso, coordenado pela Faculdade Senac, e recebe neste ano centenas de inscrições de trabalhos científicos de pesquisa, submetidos a avaliadores de todo o Brasil. Os trabalhos aprovados serão apresentados em sessões de comunicação oral ou exposição de pôsteres, para fomentar a produção científica dos educadores e pesquisadores.
Aguarda-se com muita expectativa a participação do Dr. Vitor da Fonseca, de Portugal, um dos maiores especialistas do mundo na Neuropsicologia da Aprendizagem e, consequentemente, em dificuldades de aprendizagem das crianças especiais. Um outro destaque desta edição é a Dra. Suzana Graciela Perez, do Uruguai. Ela é fundadora e presidente da Associação Brasileira de Superdotação/Altas Habilidades, uma das maiores especialistas nessa área, que atinge cerca de 5% dos estudantes brasileiros e requer extremo cuidado no trato. Superdotado é considerado especial, tal como aqueles alunos que apresentam déficit de aprendizagem. Vários outros nomes reconhecidos no mundo da educação estarão presentes no evento que vai contar com uma variada programação que contempla mais de 20 palestras e 10 oficinas.
Esperamos que os debates desenvolvidos durante os três dias do XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação venham a contribuir de alguma forma com um novo fazer pedagógico dos nossos educadores e educadoras, para que possamos, com brevidade, unir tecnologia, responsabilidade social e educação em nosso Brasil.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL