Crise política Embaixadores da União Européia minimizam e Paulo Câmara não comenta o caso Temer

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/05/2017 15:28 Atualizado em: 18/05/2017 15:34

O embaixador da delegação da União Européia no Brasil, João Gomes Cravinho, minimizou a pior crise política do governo do presidente Michel Temer, acusado de garantir propina pelo silêncio de delatores da operação Lava-Jato. Em Pernambuco para avaliar as potencialidades de acordo entre estado e Europa, argumentou que trata atualmente do que pode se consolidar em médio e longo prazos e, apesar de estar no Brasil, a missão européia se limita a questões de Pernambuco e do Recife. O governador Paulo Câmara recebeu os embaixadores para café da manhã no Palácio do Campo das Princesas, mas não se pronunciou.

“Nós estamos em Pernambuco, no Recife. Saímos ontem de Brasilia e estava tudo tranquilo. O que as pessoas dizem lá eu não tenho o que comentar. Gostaria de dizer que  fazemos visita coletiva anualmente de vários embaixadores da União Européia a um parte do Brasil. Neste ano escolhemos Pernambuco. Vivemos um momento hoje de confiança renovada na união européia e é um momento que viramos o nosso olhar para o exterior. O Brasil atrai a nossa intenção e o nosso interesse.  O estado de Pernambuco é a parte mais próxima do Brasil para a Europa. Então, acreditamos que Pernambuco pode ser o motor para a intensificação da relação comercial com o Brasl. E é o que prevemos para os próximos tempos”, ressaltou, em entrevista à imprensa depois do café com o governador.

Depois da notícia com os diretores da JBS, da Friboi, informando que o presidente Michel Temer teria pago propina e mesada para o silêncio de delatores da operação Lava-Jato, outro alerta foi aceso em relação às companhias que exportam carne brasileira, principalmente depois da operação Carne Fraca, que descredenciou a qualidade da carne de alguns produtores nacionais. O embaixador destacou que erros acontecem, mas precisam de resposta para a solução.

“Solicitamos inspeção em 12 frigoríficos para atestar se os problemas encontrados e denunciados pela Policia Federal eram parte do sistema ou se tratavam de erros pontuais. Ainda não há relatório com as conclusões, mas nas próximas semanas devem sair, para o caso de ver se há necessidade de medidas de precaução”, ressaltou. “Eu tenho confiança de que a normalidade chegará em breve, mas precisará de algumas mudanças, a serem tomadas pelo governo. Ninguém é perfeito, ninguém na União Européia é perfeito e, às vezes, é necessário corrigir eventuais problemas no sistema”, complementou.

Questionado se o governador Paulo Câmara fez algum comentário sobre o caso Temer, o embaixador destacou que o tema foi tratado superficialmente e que o governador se deteve a fazer uma apresentação sobre a realidade de Pernambuco.  “Nosso olhar é de médio e longo prazos. O que interessa é saber as possibilidades de criar laços longos entre os nossos povos. Nós não somos analistas políticos”, finalizou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL