Acessibilidade Recife inicia Carnaval sem Barreiras e inclusivo Projeto realiza sua quarta edição e é abre oficialmente as ações inclusivas do reinado de Momo 2017

Publicado em: 11/02/2017 14:45 Atualizado em:

Um sábado de sol, mar e frevo. O Carnaval sem Barreiras abriu oficialmente hoje (11) as ações inclusivas do Carnaval do Recife. O reinado de Momo já está chegando e ficar de fora da folia não vale. A festa, que este ano entra na sua quarta edição, faz parte do calendário das atividades do Projeto Praia sem Barreiras, que desde 2013 é executado pela Prefeitura do Recife. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, a festa é promovida com o objetivo de integrar as pessoas com deficiência, seus familiares e amigos à maior festa popular do Brasil.

“Meu filho ficou sabendo do projeto e veio se informar dos dias e horários. Hoje trouxemos minha mãe aqui pela primeira vez. E olhe que ela não queria com medo de não conseguir chegar até a areia e olha só: ela está dentro do mar. A gente tem que enfrentar as barreiras. Ficar dentro de um quarto não é solução”. Quem dá esse depoimento é aposentada Nailde Miranda. Ela fala emocionada da mãe, Geralda de França, que aos 81 anos é diagnosticada com um quadro avançado de artrose que hoje compromete o movimento das pernas. “Eu ia ficar em casa. Mas minha filha e meu neto insistiram e eu vim. Que banho maravilhoso, que dia maravilhoso estou tendo. O projeto é lindo demais e eu volto. Eles vão ter que me trazer novamente”, disse animada, Geralda, que ficou cerca de uma hora dentro do mar.

Quem também não conhecia o projeto era Jamilly Vitória, de oito aninhos. Ela já chegou querendo saber em qual momento iria entrar na água. Antes disso, a orquestra fez todo mundo balançar ao som de muito frevo num pequeno trajeto feito no calçadão. “A gente sempre que pode vem à praia. Mas essa é a primeira vez que Jamilly vai entrar na água com os monitores do projeto. Ela está ansiosa”, disse a mãe, Fabiana Soares. “Que água quentinha! Que felicidade!”. Essas foram as primeiras frases que Jamilly disse assim que entrou no mar. A pequena nasceu com hidrocefalia e paralisia cerebral. “É interessante demais o projeto. Aqui eles buscam integrar a todos, sem diferença de idade, inclusive. Minha filha adorou, eu adorei e vamos sim voltar outras vezes”, comentou a mãe.

Projeto Praia sem Barreiras - O projeto “Praia sem Barreiras”, criado pela Empetur, foi implantado e executado pela Prefeitura do Recife, desde março de 2013, e acontece de sexta a domingo, das 8h às 12h, na Praia de Boa Viagem (na entrada da rua Bruno Veloso). Na Arena do Projeto, é oferecido o banho de mar assistido às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, através das cadeiras anfíbias e ajuda de monitores treinados, fruto de uma parceria com a Uninassau. A arena conta ainda com uma quadra para a prática do vôlei sentado e piscina para crianças com deficiência. Toda a área do projeto e o acesso até ela acontecem através de esteiras especiais para uso de cadeiras de rodas. Para o banho de mar são utilizadas cadeiras anfíbias.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL