Diario de Pernambuco
Busca
Novidade Nadadora Joanna Maranhão se filia ao PSol Atleta pernambucana, que vem se destacando no engajamento pelo direito das mulheres, mora e treina em Minas Gerais atualmente

Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/02/2017 17:55 Atualizado em: 17/02/2017 18:05

Crédito: divulgação
Crédito: divulgação

 

A nadadora Joanna Maranhão se filiou ao PSol em Minas Gerais nesta última quinta-feira, no lançamento da campanha #VemPraoPSOL. A ficha de filiação de Joanna, que é pernambucana, foi abonada por Sara Azevedo – presidente do PSol/MG, e por Sâmia Bonfim – vereadora de São Paulo, que prestigiou o evento. Joana reside e treina em Minas Gerais.


A entrada de Joanna no PSol foi recebida com alegria pelo representante da executiva estadual de Pernambuco, Zé Gomes. A atleta chegou a deletar, de seu Facebook, pessoas simpáticas ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) por comentários considerados machistas e homofóbicos. Ela também moveu uma ação no Ministério Público contra pessoas que a agrediram verbalmente por ela ser nordestina, durante os Jogos Olímpícos.

Aqui, em Pernambuco, o PSol ainda irá filiar o ex deputado federal Paulo Rubem Santiago e integrantes da Esquerda Marxista, tendência que pertencia ao PT, mas pediu para entrar no PSol e teve o pedido acatado no último sábado. No estado, a Esquerda Marxista conta com um importante grupo de militantes que serão filiados após o carnaval. Os nomes, locais e datas ainda não foram divulgados.

Zé Gomes explicou, em nota, que "novas filiações são motivos de muita alegria". "Construir o PSOL, mesmo antes de termos um nome para o partido, tem mostrado ser um grande acerto político. Em Pernambuco, temos vivido um crescimento e encontro de várias trajetórias e biografias, a eleição do vereador Ivan Moraes no Recife é um salto qualitativo na relação com esquerda social, que nesses difíceis tempos se manteve afastada da esquerda partidária. Este vem sendo o mais importante mandado parlamentar da esquerda socialista de Pernambuco", acrescenta o texto em outro trecho.

"Dou as boas-vindas a Joanna, a Paulo, à Esquerda Marxista e aos militantes que se somam cotidianamente ao PSOL. (Que eles) sejam exemplo, convite e resposta às indagações sobre a reorganização da esquerda socialista no Brasil; que permitam que o PSOL cumpra o seu maior desafio: ser o partido que mantém uma tradição e programa da esquerda socialista, o partido que consiga responder às demandas do nosso tempo; o partido que ajude a organizar nossas lutas contemporâneas e a conquista das vitórias que nosso tempo exige; pra isso serve o PSOL e por isso seguimos!", continuou.

Segundo Zé Gomes, "a luta contra os ajustes e ataques a direitos do ilegítimo governo Temer se fortalece, será nossa tarefa central e o elemento de busca de unidade com outros setores da esquerda. Que a luta nos unifique e que o Fora Temer seja a expressão de um projeto político".



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL