Diario de Pernambuco
Busca
Brasília Paulo Câmara terá encontro com Michel Temer para discutir retomada de obras paradas Governador de Pernambuco vai sugerir "remédio" contra a crise econômica com a retomada dos investimentos

Por: Tércio Amaral

Publicado em: 26/10/2016 10:37 Atualizado em:

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), terá uma reunião com o presidente Michel Temer (PMDB), na tarde desta quarta-feira (26), em Brasília. O objetivo do encontro é a retomada de obras paradas ou evoluindo lentamente no estado, a exemplo da Transposição do Rio São Francisco, a Ferrovia Transnordestina e a Adutora do Agreste.

Parte da bancada do partido do governador vem reclamando do tratamento que a gestão do PMDB vem tratando Pernambuco e outros estados da região Nordeste. Recentemente, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), ex-secretário na gestão de Paulo Câmara, qualificou como “discriminatório” o tratamento da gestão de Temer pelo fato do governo federal não ter colocado Pernambuco no primeiro pacote de concessão em projetos ligados a infraestrutura, como aeroportos, portos, rodovias, entre outros.

De acordo com a assessoria do governo do estado, que divulgou o encontro de Paulo Câmara com o presidente Michel Temer, o governador deve propor a retomada dessas obras paralisadas (ou em estado lento na execução) como um “remédio contra a crise”. O partido de Paulo Câmara, o PSB, apoiou maciçamente o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), cujas críticas também eram relacionadas à condução da economia pelo governo petista.

"Vou dizer ao presidente que Pernambuco vem enfrentando a crise com muita coragem e disposição e temos conseguido vitórias importantes com nossos próprios meios. Mas é claro que a saída definitiva só pode ser alcançada com a retomada dos investimentos estruturadores que são de responsabilidade da União. São essas grandes obras que geram empregos e dinamizam a economia", disse Paulo Câmara.

Politicamente, o encontro do governador com o presidente não será dos mais fáceis. Até porque a reunião acontece logo após o PSB de Pernambuco, por orientação do próprio Paulo Câmara, ter se posicionado contra o texto original da PEC 241. O projeto, que limita alguns gastos públicos durante os próximos 20 anos, é visto como prioridade na gestão do presidente Michel Temer. Os socialistas defendiam uma emenda que protegesse cortes em gastos de saúde e educação.

Prioridades

O governador esclareceu que a prioridade para Pernambuco são as grandes obras hídricas e de logística. "Quando o país põe para andar obras como a da Transposição e da Adutora do Agreste, nós estamos enfrentando a crise, com a geração de emprego e renda, mas também preparando a região para conviver com períodos de estiagens como este que estamos vivendo, que se prolonga por quase seis anos", afirmou Paulo.

Entre as obras estruturadoras cujo prosseguimento é considerado fundamental pelo governo de Pernambuco estão às barragens para a contenção de enchentes e abastecimento d´água da Mata Sul, a requalificação e duplicação da BR-232 até Arcoverde, bem como a duplicação da BR-423 até Garanhuns, além da devolução da autonomia de SUAPE.

"Vou também ouvir o presidente. Sei que o momento é difícil para todo mundo e imagino que ele está de acordo com esta linha que estamos propondo. Além do mais, certamente ele terá informações sobre os rumos que a nossa economia vai tomar nos próximos meses", frisou.

Com informações do Governo de Pernambuco



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL