Discurso Jovem justifica as ocupações nas escolas e vídeo viraliza nas redes Em um dos momentos mais tensos do discurso, a estudante acusou os deputados de estarem com "as mãos sujas de sangue" por conta do assassinato de Lucas Mota

Por: Ketheryne Mariz

Publicado em: 27/10/2016 19:00 Atualizado em:


A estudante Ana Júlia Ribeiro, de 16 anos, discursou emocionada sobre o movimento de ocupação das escolas durante a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná, nessa quarta-feira. A adolescente afirmou que a mão dos deputados estaduais estava suja de sangue. Ela se referiu a Lucas Mota, que morreu dentro de uma escola ocupada no Paraná.

Assim que começou a discursar a estudante perguntou "de quem é a escola e a quem ela pertence?". Além disso, em sua fala, ela ainda convidou os deputados para visitar as ocupações e verem o quanto o ato é desgastante psicologicamente para os alunos.

Ana Júlia também convidou os deputados estaduais a visitar e conhecer as ocupações. "O movimento estudantil nos trouxe mais conhecimentos sobre política e cidadania do que tivemos em aulas padrões.Nós não estamos de brincadeira, nossa única bandeira é a educação", afirmou a garota.

Perto do fim da fala, houve um momento de tensão entre ela e presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). A adolescente disse "eu convido vocês a olharem a mão de vocês. A mão de vocês está suja com o sangue do Lucas. Não só do Lucas, mas de todos os adolescentes e estudantes que são vítimas disso”. A frase da estudante causou incômodo em Traiano que ameaçou encerrar a sessão. “Aqui ninguém está com as mãos manchadas de sangue, não”, acrescentou o presidente da Assembleia.

Logo depois a estudante pediu desculpas, mas continuou. "Eu peço desculpas, mas o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) nos diz que a responsabilidade dos nossos adolescentes, nossos estudantes é da sociedade, da família e do estado". 

Com Correio Braziliense


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL