Diario de Pernambuco
Busca
Opinião Clóvis Cavalcanti: Giuseppe Baccaro, um humanista passional "Quando falo humanista é, na verdade, para ressaltar a importância que Baccaro concedia ao ser humano, sem considerar, porém, que ele seja o ápice da criação"

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/08/2016 07:15 Atualizado em:

Por Clóvis Cavalcanti
Presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE)
 
Convivi com Giuseppe Baccaro desde 1972. Conheci-o por intermédio do monge beneditino, meu compadre Irineu Marinho Falcão, que me cedia, com a anuência do abade, D. Basílio Penido, meu amigo também, a casa do mosteiro de Olinda em Pau Amarelo para fins de semana. Num domingo, de pick-up, chegou Baccaro. Com sua mulher, Fiorella (grávida de Matheus), e um grupo de crianças do bairro popular de Olinda onde os dois faziam trabalhos com a comunidade. Acamparam no terreno da simples e ampla casa. Batemos papo enquanto a meninada se divertia na praia e no maceió do terreno, e Baccaro preparava churrasco. Nessa época, ele ainda comia carne, hábito de que abdicou ao se tornar vegetariano e dedicar-se à preparação de deliciosas e incomparáveis macarronadas. Nossos laços se estreitaram depois que liderei, em 1975, um movimento contra o projeto do porto de Suape. Baccaro me deu todo apoio, o que fazia sempre em tom de pouca diplomacia com relação aos destruidores da natureza. Essa, de fato, era uma característica sua: não se dobrar diante do que considerava crime contra os valores da vida. Explica-se, daí, a ojeriza que muita gente criou ao humanista passional da região de Abruzzo, na Itália, que ele era. Quando falo humanista é, na verdade, para ressaltar a importância que Baccaro concedia ao ser humano, sem considerar, porém, que ele seja o ápice da criação como imaginam os antropocentristas.

Como consequência de novo round da briga contra Suape, em 1979, surge a Aspan (Associação Pernambucana de Proteção da Natureza), de cuja criação participamos. Baccaro, desejando que eu fosse seu presidente (eu não estava convencido disso), apresentou minha candidatura em época posterior. Perdi para Ricardo Braga, meu amigo e um ambientalista consciente. Foi por aí que ele comprou uma casa na vila de Nazaré, no cabo de Santo Agostinho, aonde eu ia com frequência para conversas e o macarrão ao molho de tomate. Tomávamos vinho e, às vezes, cachaça. Em muitas ocasiões, com o grande Gilvan Samico, em Olinda, os encontros eram com uma cachacinha. Na década de 1980, passei a fazer parte do Conselho de Curadores da Fundação Casa das Crianças de Olinda, instituída com recursos de Baccaro, originados em sua atividade de grande marchand. Cheguei a presidir a organização, que realizava belo trabalho com a comunidade da área do Monte, em Olinda, onde se situa o terreno de 4 ha da Fundação. 

Nessa condição, recebi a visita, durante uma manhã, do arcebispo de Canterbury, chefe espiritual da Igreja Anglicana, cujo bispo no Recife, meu primo Robinson Cavalcanti, discutia uma possível gestão da Fundação pela igreja. Baccaro não era gestor e não queria perder o controle da Casa das Crianças, uma obra verdadeiramente sua. Não vingou a relação com os anglicanos. A Prefeitura de Olinda nunca dedicou a ela o cuidado que buscamos junto a prefeitos como Germano Coelho e Jacilda Urquiza. Aliás, dono da segunda melhor biblioteca privada do Brasil, Baccaro doou-a certa vez à prefeitura, que não teve condições financeiras de assumi-la. Ela continuou nas mãos de meu amigo, com seus tesouros, de que eu, aliás, me servi para pesquisas. Numa dessas, estudando a destruição da Mata Atlântica, descobri coisas fabulosas no acervo de Baccaro, como o livro do missionário calvinista Jean de Léry, Viagem à Terra do Brasil, de 1578. É assim que posso classificar Baccaro de humanista. Mas ele não visava nada para si. Tinha total desapego do rico patrimônio que construiu (inclusive 99 quadros de Anita Malfatti, adquiridos quando ela estava morrendo, em 1964). E se orientava basicamente pela defesa dos valores ecológicos - valores da vida. Sempre de forma intransigente. Nisso, nós nos entendíamos.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL