Prazo Longas filas e confusão no último dia do recadastramento biométrico Hoje é o último dia para realizar o recadastramento biométrico, emissão do primeiro título e mudança de domicílio eleitoral

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/05/2016 11:24 Atualizado em: 04/05/2016 15:30

No Forte das Cinco Pontas, muita gente ficou do lado de fora e o sentimento é de irritação. Foto: Mariah Villanova/Esp DP (No Forte das Cinco Pontas, muita gente ficou do lado de fora e o sentimento é de irritação. Foto: Mariah Villanova/Esp DP)
No Forte das Cinco Pontas, muita gente ficou do lado de fora e o sentimento é de irritação. Foto: Mariah Villanova/Esp DP

Os eleitores que deixaram para fazer o recadastramento biométrico de última hora estão enfrentando filas imensas nos postos de atendimento. Hoje é o último dia para realizar o recadastramento biométrico, emissão do primeiro título e mudança de domicílio eleitoral. Quem não fizer o cadastramento não estará apto a votar nas eleições municipais deste ano. Além disso, o título será cancelado e só após o segundo turno, em novembro, o cidadão poderá regularizar sua situação. Nas próximas eleições cerca de 74 cidades com mais de 3 milhões de eleitores estarão identificados pelas digitais, aproximadamente 50% do eleitorado do Estado.

No posto do TRE no Forte das Cinco Pontas, a fila para o atendimento já se formava desde a madrugada de hoje. O local irá atender 1,2 mil pessoas nesta quarta, 600 através do agendamento pelo site do órgão e 600 por meio da distribuição de senhas, que já se esgotaram. 

Entretanto, o número é insuficiente para o público que foi ao posto. Muita gente ficou do lado de fora e o sentimento era de irritação. A Polícia Militar está no local para conter qualquer tumulto. Embora dentro dos cartórios o clima seja tranquilo, com os atendimentos demorando entre 10 e 15 minutos, fora o cansaço é geral. Mesmo sabendo que não serão atendidos, muitas pessoas ainda permanecem na fila, que dava voltas ao redor do Forte.

A estudante de jornalismo Eduarda França, 18 anos, conseguiu pegar uma das fichas, mas por volta das 10h30 ainda aguardava para ser atendida. “Estou na fila desde às 3h30 da manhã. Por volta das 8h as fichas começaram a ser distribuídas, e o movimento ficou menor, mas ainda não consegui atendimento. Estou tentando transferir o local de votação do meu título”, conta ela, que morou quatro anos em Florianópolis e é natural de Pernambuco.
A estudante Marina dos Santos, 18 anos, conseguiu realizar o agendamento antes de ir. “Cheguei por volta das 10h30 e o atendimento foi tranquilo. Enfrentei dificuldades para agendar, já estava tentando há um mês e só não vim antes porque não tinha conseguido”, diz. 

A jovem Franciene dos Santos, 23 anos, chegou por volta das 6h da manhã e não conseguiu ser atendida. "Não sabia que tinha que agendar, achei bastava chegar e ser atendida. Eu não quis vir antes e descobri só ontem que hoje é o ultimo dia para o recadastramento. Não estou preocupada com o voto, mas sim com o fato de estar sem o titulo poder me atrapalhar em processos seletivos de emprego, já que estou sem trabalho”, afirma.

A auxiliar de cartório Elizabeth Medeiros ficou até as 19h45 de ontem realizando atendimentos, mas espera que as coisas transcorram de forma mais tranquila hoje. “Estamos fazendo uma triagem nas filas porque há muita gente que já tem biometria mas achou que precisava voltar hoje”, comenta.

A coordenadora da central de atendimento ao eleitor da capital, Marta Vaz, orienta que quem não conseguiu ser atendido poderá pegar um documento no TRE para realizar operações com o CPF. “A partir de amanhã, quem precisar do título poderá se dirigir ao TRE e pegar uma certidão circunstanciada, onde constará que a pessoa compareceu ao posto de atendimento mas não conseguiu ser atendida. Essa certidão poderá substituir o título até o dia 14 de novembro, quando reabre o cadastro biométrico. O eleitor só não poderá votar com ela”, orienta.

Olinda
Em Olinda, foram distribuídas 800 fichas no posto do Centro de Convenções, que não atendeu pelo método do agendamento. Além disso, houve 140 retornos de eleitores que não conseguiram concluir o recadastramento no dia de ontem por alguma irregularidade ou falta de documentos. Até agora, Olinda já recadastrou 82,4% dos eleitores.

De acordo com a coordenadora Carla Andrade, durante a manhã o atendimento precisou ser interrompido por cerca de 40 minutos para que um tumulto fosse controlado mas, em compensação, o exército doou mais 1h de atendimento, que irá até as 21h de hoje. Isso não quer dizer, porém, que quem chegar será atendido, uma vez que as fichas já foram distribuídas.

Durante o período de recadastramento, a coordenadora comenta que a procura foi muito abaixo do esperado. Durante o mês de março, por exemplo, atendimentos diários que poderiam chegar a 800 pessoas recebiam apenas 100 eleitores.

Quem não conseguir o atendimento hoje pode procurar, a partir de amanhã, a Central de Atendimento ao Eleitor de Olinda para receber a certidão temporável que permite a emissão de passaporte, comprovação eleitoral, entre outras necessidades.

Em caso de não recadastramento
O título de eleitor apenas será cancelado, de maneira reversível, no caso de o eleitor faltar três eleições consecultivas sem justificas. Quem não conseguiu se recadastrar deve regularizar sua situação a partir de novembro, quando o TRE iniciará novamente o processo de cadastramento.

*Com informações da repórter Mariah Villanova 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL