Lava Jato Delação de Sérgio Machado é homologada pelo STF Denúncias devem resultar em novos inquéritos abertos pela Procuradoria-Geral da República, autorizada pelo Supremo

Publicado em: 24/05/2016 23:54 Atualizado em:

O acordo de delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, foi homologado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, nesta terça-feira, segundo informa o portal Valor Econômico.

A partir de agora, o instrumento possui valor jurídico. A delação deve resultar em novos inquéritos abertos pela Procuradoria-Geral da República, autorizada pelo Supremo.

Segundo apurado pelo Valor Econômico, a delação contém revelações inéditas graves que ainda não vieram a público. Uma das ramificações da investigação é a tentativa de políticos do PMDB e de aliados de paralisar a Lava Jato.

O conjunto de denúncias de Machado inclui as gravações que fizeram o ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), ser exonerado. O jornal Folha de S. Paulo divulgou, nessa segunda-feira, os áudios de conversa entre Machado e Jucá, que sugere um acordo entre políticos, militares, poder judiciário e mídia para estancar as investigações sobre a corrupção na Petrobras.

O ex-presidente da Transpetro também entrou à Procuradoria-Geral áudios de conversas que teve com Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e com o ex-presidente José Sarney.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL