Sítio em Atibaia Pressionado na Lava-Jato, Lula tenta traçar defesa

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 13/02/2016 09:30 Atualizado em:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva traçou ontem, com os integrantes do conselho político que leva o seu nome, e à noite com a presidente Dilma Rousseff e o chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, a estratégia que adotará para se defender das acusações de que tem um sítio em Atibaia e um tríplex no Guarujá (SP). Apesar de, oficialmente, o encontro – que já estava marcado desde o ano passado – ter tratado das diretrizes da instituição para este ano, a intenção das duas reuniões foi definir como os parlamentares, os movimentos sociais, o PT e o governo sairão em defesa do ex-presidente.

Cada vez mais pressionado, Lula vai depor na quarta-feira, no Ministério Público de São Paulo, pela primeira vez na condição de investigado no caso do tríplex do Guarujá. Por isso, o ex-presidente resolveu mobilizar seu exército. Na segunda-feira, será a vez do Conselho Político do PT reunir-se na capital paulista para definir os atos que acontecerão na semana que vem, culminando com a manifestação em São Paulo no mesmo instante em que Lula estiver depondo Fórum da Barra Funda.

rreta, pois não vale a pena entrar no clima de guerra. A intenção do ex-presidente é formular a melhor forma de esclarecer os fatos sem entrar em “bate-bocas”. Segundo o aliado, Lula vai se pronunciar no momento certo. Assim como os sócios do sítio investigado, Jacó Bittar e o filho Fernando.

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava-Jato em primeiro grau, autorizou a abertura de um inquérito específico para que a Polícia Federal investigue o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), usado pelo ex-presidente. Investigadores suspeitam que empreiteiras e investigados tenham realizado obras na propriedade.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL