Opinião Thays Ladosky destaca as habilidades para a vida e a carreira mais valorizadas no século 21 Thays Ladosky, coordenadora da ABA Global Education

Publicado em: 23/01/2016 10:15 Atualizado em:


No século atual, a educação abraça as asas da formação do ser humano de forma holística, deixando de ser conteudista e passando a focar no desenvolvimento de habilidades e competências que podem - e fazem - a diferença na sociedade. Que competências são essas? Habilidades para a vida e carreira; de aprendizado e inovação; e para informação, mídias e tecnologia. Podemos destacar quatro mundialmente conhecidas: a Criatividade, o pensamento Crítico, a Comunicação e a Colaboração.

Essas habilidades - conhecidas como os 4Cs - não podem ser dissociadas entre si, visto que seu desenvolvimento se dá ciclicamente. Antes, o conteúdo era o foco do processo educacional e era transmitido em uma vez, para depois já aplicá-lo conceitualmente. Hoje, as habilidades do século 21 se complementam e alavancam o saber em processo contínuo, revisitando continuamente conteúdos, métodos e aplicando-os em situações reais de aprendizagem.

Pensar criticamente está profundamente associado ao processo de letramento.  Letramento é ler o mundo, ser capaz de analisar e questionar as realidades.  Ler um texto é mais que simplesmente decodificá-lo. Para tal leitura, se faz necessário que o pensamento crítico seja estimulado na escola e em casa, numa parceria.  Aprender significativamente tem sua base nas perguntas que fazemos, na capacidade de questionar e fundamentar.

A criatividade é, também, outra habilidade essencial. Ela prepara os alunos para que estejam cada vez mais abertos a novas perspectivas e acreditem em seu potencial não para usufruir, mas para criar e aplicar novas ideias. Comunicar é, hoje, uma das habilidades mais exigidas do mundo globalizado. A comunicação exige a capacidade de conviver com a diversidade cultural, desenvolvendo a tolerância com as diferenças, a escuta e as habilidades contextuais do ato de comunicar. No mundo atual a fluência também na língua inglesa é fundamental.

Colaborar em um mundo globalizado como o nosso é ter a certeza de que não podemos fazer a diferença sozinhos.  Trabalhar colaborativamente deve ser uma constante em salas de aula. São atividades em pares, grupos, criação de projetos colaborativos e a certeza de que não se pode desenvolver isoladamente.

Acreditamos ainda em um quinto C. O Cuidado. Cuidar do outro e de toda espécie de vida do planeta é sentir-se responsável por ser parte integrante desse todo, resultado das relações vividas. Um projeto político-pedagógico atualizado crê na formação do sujeito holístico que pode se entender e entender melhor o seu papel, perceber e entender o outro e o mundo em que  vive.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL