Disputa Advogados do Recife definem eleições da OAB e levam Ronnie à vitória

Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/11/2015 10:00 Atualizado em:

 

A polarização marcou a eleição que definiu o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco. O pleito deste ano despertou mais emoções e debates entre os advogados do que em 2012, quando Pedro Henrique Reynaldo se elegeu com mais de quatro mil votos de diferença do seu oponente. Dos 20.856 aptos a votar em todo estado para escolher o presidente e seu conselho a partir de 1º janeiro de 2016, 13.728 compareceram às urnas do Recife e de outras 24 seccionais. O candidato Ronnie Duarte, da situação, venceu com 6899 votos (50,25%). Seu principal oponente, Jefferson Calaça, obteve 5679 (41,36%), enquanto Emerson Leônidas alcançou 635 (4,62%).  Brancos e nulos somaram 515 votos.

Da mesma forma que as disputas políticas, a abstenção foi alta. Do total, 34,17% dos advogados deixaram de participar das eleições, deixando de opinar sobre o futuro da OAB, que tem um papel importante na defesa da categoria e nas questões onde o estado de direito sofre violência.   

O Recife, por sinal, teve um papel determinante na vitória de Ronnie. Na capital, ele teve 4368 votos, contra 3356 de Jefferson Calaça e 467 de Emersôn Leônidas. Esse resultado, aliás, levou os candidatos a darem entrevistas antes do final da eleição porque dava uma vitória  praticamente matemática a Ronnie, da chapa 10. Ele estava numa alegria só. Comemorou o resultado em seu comitê, no Pina, zona sul de Pernambuco. Abraçado, beijado e levantado nos braços, no Classic Hall, disse que a vitória era fruto do seu trabalho e do reconhecimento da gestão de Pedro Henrique.

Jefferson Calaça fez um discurso emocionado, ao lado de advogados que trajavam terno e gravata laranja. Chegou a chorar e admitir que não acreditava na derrota, porque seu grupo estava viajando pelo interior e dialogando com os colegas há cerca de um ano. Foi do interior, inclusive, sua maior expressão. Ele venceu em cidades como Caruaru, Carpina, Belo Jardim e Palmares, bem como em outras da Região Metropolitana como Jaboatão e Olinda.

 O baque foi tão grande para Jefferson que ele saiu do Classic Hall, onde os candidatos acompanharam o resultado, sem cumprimentar o vencedor. Um dos seus defensores, o advogado Jefferson Valença, lamentou o fato de o apoio de presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), ter desvirtuado o foco do que era mais importante para a categoria. “No pré-lançamento da nossa chapa, no Spettus, Guilherme estava lá. Não foi citado, nem chamado para  a mesa, mas bateram aquela foto e o debate se desvirtuou”, disse. Emerson Leônidas, por sua vez,  espera que Ronnie reúna as melhores propostas de todas as chapas para avançar na administração..  



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL