Coluna Diario Político PT não tem como sustentar um governo em ruínas como o da presidente Dilma Rousseff Por Marisa Gibson

Publicado em: 04/08/2015 10:12 Atualizado em:

Nova prisão de José Dirceu já era esperada por lideranças petistas. Foto: TV Brasil/Divulgação
Nova prisão de José Dirceu já era esperada por lideranças petistas. Foto: TV Brasil/Divulgação

As duas pontas

A prisão de José Dirceu não foi novidade – era esperada pelo próprio ex-ministro que chegou a requerer habeas-corpus preventivo – , mas tem um peso extraordinário nesse processo de desgaste que vem atingindo o projeto de poder do PT. Respinga em todos os espaços petistas. Um partido com um problema dessa dimensão – são surpreendentes os valores das propinas creditadas ao ex-ministro nessa 17ª fase da Operação Lava-Jato, assim como o tempo em que ele teria sido abastecido pelo esquema de corrupção instalado na Petrobras – não tem como sustentar um governo em ruínas como é o da presidente Dilma Rousseff, ainda que tenha realizações a mostrar. A essa altura, o Palácio do Planalto tem muito pouco a fazer para manter a governabilidade diante das ameaças de pautas-bombas da Câmara dos Deputados, onde o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), também agoniza sob acusação de envolvimento no mesmo esquema de corrupção. Politicamente, o Brasil é um país quase sem comando, enquanto na outra ponta uma população, atônita e ameaçada por uma economia destroçada, tenta se equilibrar nas promessas de um ajuste fiscal, cujos resultados só serão perceptíveis no fim de 2016. A advertência de especialistas para os que pegam no pesado é que se esforcem para não perder seus empregos, porque o pior ainda estar por vir. É por isso que, num dia como o de ontem, por exemplo, em que os ônibus sumiram das ruas do Recife, a aflição por um meio de transporte para chegar ao trabalho sufoca o desejo de dizer não a essa desfaçatez generalizada.

Influência

Parlamentar influente e capaz de ajudar na saída de Eduardo Cunha (PMDB) da Presidência da Câmara dos Deputados, Jarbas Vasconcelos (PMDB) vai deixando para 2016 as articulações em relação à eleição para Prefeitura do Recife. Uma ala do PSB, partido do prefeito Geraldo Julio, subestima os movimentos do peemedebista em direção à sucessão municipal: “Ele quer se valorizar”.

Novo status

O tamanho desse arranjo só o tempo dirá, mas a chegada de Ettore Labanca no governo para presidir a Arpe - Agência Reguladora de Pernambuco e com espaço para ajudar na articulação política, já está  assimilada por todos. Ettore deixa a Prefeitura de São Lourenço no dia 15 mas já circula ao lado de Paulo Câmara e  do secretário da Casa Civil, Antonio Figueira, como aconteceu ontem na Assembleia.

Deslize

O PSB da Paraíba está exigindo que o vereador socialista Wilson Nascimento, de Sapé, solicite a revogação do seu requerimento  para a concessão do título de Cidadão Sapeense a Jair Bolsonaro (PP/RJ). Sapé é o berço das ligas camponesas paraibanas e o PSB considera o título incompatível com a trajetória do deputado federal.

Relatoria

O deputado federal Augusto Coutinho (SD) é relator de proposta do Senado que altera a Lei de Resíduos Sólidos para prorrogar o prazo, que era agosto de 2014, para que estados e municípios acabem com os lixões.  



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL