Coluna Diario Político Marisa Gibson: desunião da oposição é o que salva o governo Dilma

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/08/2015 10:54 Atualizado em:

Os próximos dias

 Quando solicitou ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que providenciasse  um encontro, hoje, lá em Fortaleza, com os governadores do Nordeste, a presidente Dilma ainda não tinha conhecimento dos  termos do documento do PSB, em que os socialistas sobem o tom nas críticas contra condução política e econômica do governo. A nota pode ser resumida assim: os problemas do país foram criados em decorrência de uma conjunção perversa de medidas populistas e irresponsáveis adotadas pelo governo. Isso posto, Paulo Câmara não precisará falar muito durante o encontro em Fortaleza. Tudo já foi dito. E a situação em que se encontra Pernambuco e a necessidade de o governo federal flexibilizar as restrições aos empréstimos externos para abrir novas perspectivas para 2016, é algo que Dilma já sabe. Só falta ela decidir. Pois é, em conversas informais, lideranças do governo afirmam, no Congresso, que a presidente não tem mais condições de agir e que a desunião da oposição é que salva o governo. Aliás, essa desunião também evitou que o PSB usasse adjetivos ainda mais duros na nota. Presente à reunião da executiva nacional, o senador Fernando Bezerra Coelho, teria interferido para que se adotasse um tom mais moderado. Lembrando que a oposição está “perdida" sugeriu que o PSB aguardasse os próximos 45 dias para poder endurecer o tom. É possível, portanto, que no encontro com os governadores, Dilma proponha um acerto de contas mais leve para dominar a crise. Afinal, ela, mais que os governadores, precisa de apoio para enfrentar setembro, que se avizinha assustador.


Do jeito que está

O que se fala no PSB: o governador Paulo Câmara (PSB) não vai antecipar o processo sucessório, em Caruaru, garantindo o apoio da Frente Popular à candidatura de Raquel Lyra (PSB), filha do ex-governador João Lyra Neto, à Prefeitura de Caruaru. E o PSB de Caruaru, que  sempre esteve sob o comando de Jorge Gomes e Laura Gomes, permanecerá assim. É a melhor solução para acomodar os múltiplos palanques, que envolvem também o prefeito José Queiroz (PDT) e o deputado Tony Gel (PMDB).

O outro lado da disputa

Mal o prefeito Geraldo Julio (PSB) saiu do encontro com o ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), ontem, onde defendeu a vinda do hub da Latam no Aeroporto dos Guararapes, o senador Humberto Costa (PT) divulgava que, na quarta-feira, a presidente Dilma lhe disse que havia instruído a FAB a passar a área da Base Aérea do Recife para a Infraero, o que facilita a ampliação do aeroporto.

Vespeiro

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos  Deputados (CCJ) aprovou a admissibilidade da PEC 90/15, de Cadoca (PCdoB), que limita em dez anos os mandatos de ministros do Supremo Tribunal Federal. Hoje o cargo é vitalício. A PEC agora será analisada em Comissão Especial.

Troca -troca

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS) articula o ingresso no PSB do prefeito de Trindade, Everton Costa (PR). Isso vale ouro para  quem vai disputar a reeleição.

Comissionados

O líder do governo na Assembleia, Waldemar Borges (PSB), contesta Priscila Krause (DEM) sobre despesas com cargos comissionados: “Ao contrário do que diz a deputada, houve uma redução de 9% nos gastos, com a migração de cargos comissionados para a função gratificada, o que foi uma valorização dos funcionários efetivos”.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL