Diario de Pernambuco
Busca
Direitos Humanos Assembleia Legislativa terá Frente de Combate ao Extermínio da Juventude Negra Chance de um jovem negro pernambucano ser assassinado é 11,5 vezes maior do que a de um jovem branco

Publicado em: 03/08/2015 14:32 Atualizado em: 03/08/2015 14:42

“Combate ao Extermínio da Juventude Negra” é a nova bancada de deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco.  O lançamento será feito na próxima quinta-feira, às 11h, no plenário principal da Casa.  A Frente reúne parlamentares no combate ao preconceito, a discriminação e a violência, para aprofundar, no âmbito legislativo, as políticas de combate ao extermínio da juventude negra no estado.

O deputado Osssesio Silva (PRB-PE), que é da bancada evangélica, será o coordenador geral da Frente, além de mais cinco membros, a deputada Teresa Leitão (PT) e os deputados Professor Lupércio (SD), Eduíno Brito (PHS), Edílson Silva (PSOL) e Joel da Harpa (PROS).

A Frente destaca um estudo, encomendado pela Unesco e pela Secretaria- Geral da Presidência ao Fórum Brasileiro de Segurança: Pernambuco teve a segunda pior colocação no Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade 2014, estando apenas atrás do estado da Paraíba.

Segundo o estudo, a chance de um jovem negro pernambucano ser assassinado é 11,5 vezes maior do que a de um jovem branco no mesmo estado. Nacionalmente, esse risco é 2,5 vezes maior para os jovens negros, aponta a pesquisa.

Autoridades, movimentos sociais e sociedade civil foram convocados para acompanhar o evento. É a primeira vez que a Assembleia Legislativa forma uma bancada direcionada ao combate da discriminação e ao extermínio de jovens negros.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL