Diario de Pernambuco
Busca
Legislativo Na penúltima sessão do semestre, poucos vereadores comparecem à Câmara do Recife Não houve quórum suficiente para a votação dos 79 requerimentos previstos na pauta do dia. Eles serão inseridos na votação de hoje

Por: Sávio Gabriel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/07/2015 08:00 Atualizado em: 30/06/2015 22:04

Somente sete vereadores permaneceram na sessão até o fim. Foto: Sávio Gabriel/DP/D.A Press
Somente sete vereadores permaneceram na sessão até o fim. Foto: Sávio Gabriel/DP/D.A Press
Uma semana após o feriado de São João e a poucos dias do início do recesso legislativo, que começa no próximo dia 6, o clima de férias já começa a tomar conta da Câmara do Recife. Na sessão realizada ontem, a penúltima do semestre, poucos vereadores compareceram, apesar de o painel eletrônico indicar a presença de 23 legisladores.  Na prática, o que se viu foi um plenário praticamente vazio. Não havia projetos de lei na pauta, nem os 79 requerimentos do dia foram votados devido à falta de quórum.

Ao todo, foram 16 faltas registradas, das quais 10 haviam sido previamente justificadas. Deixaram de comparecer à sessão sem quaisquer esclarecimentos os vereadores Eduardo Chera (PTN), Eriberto Rafael (PTC), Erivaldo da Silva (PTC), Maguari (PSB), Marcos de Bria (PTdoB) e Maré Malta (PSD). No momento em que os requerimentos seriam votados, no entanto, havia apenas 13 vereadores no plenário (regimentalmente, são necessários no mínimo 20 para que a votação prossiga). Segundo o departamento legislativo da Casa, os requerimentos serão incluídos na votação de hoje.

Como não houve votação de requerimentos, a sessão de ontem se resumiu aos discursos protagonizados pelos vereadores presentes. Entre os assuntos debatidos, estiveram a violência contra a mulher e a crise econômica e política do país. Quando a sessão chegou ao fim, por volta das 17h, havia apenas sete vereadores no plenário da Casa.

As “baixas” atingiram também a mesa diretora do Legislativo municipal. Estiveram presentes apenas o 2° vice-presidente, o vereador Henrique Leite (PT), que conduziu a sessão, e o 3° secretário, o vereador Antônio Luiz Neto (PTB). Os demais integrantes não compareceram e justificaram previamente a ausência, exceto o 2° secretário, Eriberto Rafael (PTC).

Procurados pelo Diario, os vereadores Erivaldo Silva, Eriberto Rafael e Maguari não atenderam às ligações. A assessoria do vereador Marcos de Bria não soube informar o motivo da ausência. Maré Malta afirmou que está de licença médica e Eduardo Chera informou que na tarde de ontem estava no dentista.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL