Estreitando laços Marta Suplicy diz que núcleo forte do PSB está no Recife

Por: Júlia Schiaffarino

Publicado em: 03/07/2015 10:20 Atualizado em: 03/07/2015 10:20

Governador recebe socialistas de outros estados e apresenta a Fenearte, em Olinda. Foto: Wagner Ramos/SEI
Governador recebe socialistas de outros estados e apresenta a Fenearte, em Olinda. Foto: Wagner Ramos/SEI
Em um gesto de estreitamento de laços com o PSB e o governador Paulo Câmara, a senadora Marta Suplicy desembarcou, ontem, em Pernambuco, juntamente com a cúpula nacional do partido. Desfiliada do PT, a expectativa é de que ela ingresse na legenda socialista em agosto para disputar a Prefeitura de São Paulo. A capital do maior colégio eleitoral brasileiro é uma das 15 onde a sigla socialista vai ter prefeiturável. O partido tem pré-candidaturas postas em cidades como Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá. “A filiação de Marta provavelmente será em 15 de agosto. A partir daí, será prioridade absoluta a eleição nessa grande cidade”, disse o presidente do PSB, Carlos Siqueira, durante abertura da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), primeiro compromisso do grupo, ciceroneado pelo governador.

A expectativa pela adesão de Marta sinaliza uma tendência, considerada de risco por alguns, de mudança do núcleo forte do PSB do Nordeste para o Sudeste. Representa, também, o fortalecimento da proposta socialista de emergir como uma terceira via, alternativa ao PT e ao PSDB. “Vivemos um momento muito rico em que lideranças petistas e tucanas têm procurado o nosso partido”, comentou o senador Fernando Bezerra Coelho, também presente ao evento.

Além das conversas com Marta, que ocorrem há três meses, o partido espera assinar as fichas dos senadores Lúcia Vânia (ex-PSDB/GO), Álvaro Dias (PSDB/PR) e Walter Pinheiro (PT/BA). No caso da parlamentar paulista, de acordo com Bezerra, a única pendência para ela bater o martelo é a garantia de alianças. “Marta precisa reunir apoios para viabilizar o projeto político eleitoral dela em São Paulo e isso passa por tempo de televisão e possibilidade de reunir forças políticas da sociedade para embalar esse projeto”, disse Bezerra.

Ao lado de Marta, Paulo Câmara e dirigentes socialistas circularam pela Fenearte. O governador apertou a mão de vários artesãos e, ao contrário do ano passado, quando ainda era candidato, foi bastante reconhecido. “Marta é sempre bem-vinda e vamos ter a honra de tê-la no nosso partido. Vamos conversar até o sábado. É conversando que a gente se entende”, disse Câmara.

Marta, por sua vez, elogiou o anfitrião. “O núcleo duro do PSB é aqui em Pernambuco. Continua sendo. E nada mais natural do que eu vir conhecer melhor todos. Eu estou gostando muito. Estar aqui é completamente diferente. Teremos dias intensos e espero que os laços se estreitem cada vez mais”, disse a ex-petista. Durante a noite, ela participou do jantar oferecido por Câmara ao grupo e hoje estará no seminário do partido. Amanhã, Marta Suplicy participa de um almoço oferecido pela viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL