Oposição Com dois anos e meio de gestão, Geraldo Julio tem 58% de obras e ações a serem iniciadas, segundo Monitora Recife Os parâmetros plataforma são o Portal da Transparência, a imprensa e o Diário Oficial

Por: Helena Dias - Pernambuco.com

Publicado em: 03/07/2015 16:38 Atualizado em: 03/07/2015 17:30

Cotada para disputar a Prefeitura do Recife (PCR) em 2018, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) continua fazendo forte oposição ao prefeito Geraldo Julio (PSB), mesmo fora da Câmara do Recife. Na tarde desta sexta-feira, a ex-vereadora divulgou em sua página no Facebook dados levantados até junho deste ano, pela plataforma online de acompanhamento da gestão municipal, o "Monitora Recife". De acordo com a plataforma, após dois anos e meio de administração do socialista, das 302 obras e ações prometidas pelo prefeito na campanha eleitoral de 2012, 9% foram concluídas e 8% estão em andamento, ainda dentro do prazo previsto.

Já 15% dos compromissos firmados pelo gestor com a população estão atrasados, 10% estão parados e 58% não chegaram a ser iniciados.Nas temáticas que dividem o monitoramento, os avanços em Educação foram de 10%, 12% em Saúde, enquanto nenhuma ação do cronograma foi realizada na área de Habitação. As áreas de Turismo e LGBT aparecem com 35% e 75%, respectivamente.

A plataforma serve para avaliação da gestão na Câmara Municipal e foi implementada ainda quando a democrata ocupava o cargo de vereadora do Recife, na bancada de oposição. Priscila se coloca como coordenadora do Monitora.

Os compromissos de campanha firmados por Geraldo como candidato da Frente Popular em 2012 estão registrados em cartório desde o pleito do mesmo ano.

Promessas da campanha

Na avaliação do Monitora Recife, das cinco unidades de Compaz anunciadas pelo socialista, duas estão atrasadas e as restantes não tiveram as obras iniciadas. O Hospital da Mulher, a reforma do Geraldão e a ativação da Rádio Frei Caneca estão na ala de atrasos. De seis UPAs-E previstas, só uma está em obra e encontra-se atrasada. 3 Upinhas 24h foram entregues, de um total de 20.

Em seu blog, Priscila Krause ressalta que a PCR cumpriu com a promessa de entrega dos tablets, como também com a implantação do Passe Livre e iniciou o processo para efetivar o ProUni municipal. Porém, na área da educação, de 42 creches-escolas acordadas com os recifenses, só 4 foram entregues.

A manutenção e aperfeiçoamento do extinto Orçamento Participativo, herança das gestões do PT à frente da capital pernambucana, foram cobradas pela democrata como uma proposta que o prefeito "descumpriu", assim como a divulgação rotineira de dados e do monitoramento interno da PCR.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL