Polêmica Redução da maioridade penal é a pauta do dia na Câmara

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/06/2015 09:47 Atualizado em: 30/06/2015 10:12

Menores de 18 anos podem ir para o sistema prisional comum. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A. Press
Menores de 18 anos podem ir para o sistema prisional comum. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A. Press
A votação da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos é o principal assunto do dia dos Deputados. O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou o início da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 171) que trata do tema para hoje. Segundo Cunha, a PEC da maioridade penal é o único item da pauta.

De acordo com o presidente, se não acabar a votação hoje, o tema continua “na quarta, na quinta, até acabar”. “Depois da PEC da maioridade penal, tenho de votar a PEC da reforma política em segundo turno”, acrescentou. Desde que foi eleito presidente da Câmara, Eduardo Cunha defende a votação da proposta, em tramitação há mais de 20 anos.

A PEC teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sob forte pressão de movimento sociais contrários à medida. Na comissão especial encarregada de apreciar o mérito da proposta, os deputados contrários à redução da maioridade penal protestaram durante toda a tramitação da PEC, com o argumento de que não se deve mexer na Constituição para reduzir a maioridade.

Os movimentos contrários à redução da maioridade lotaram a Assembleia Legislativa de Pernambuco ontem para debater o assunto em audiência pública e pressionar a Câmara. Poucas vozes discordaram, entre elas a do deputado estadual Joel da Harpa (Pros). O político terminou vaiado e chamado de fascista.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL