Eleitores Pernambuco reduz número de títulos eleitorais De acordo com o Tribunal, o recadastramento biométrico contribui para a queda de eleitores irregulares

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/05/2015 17:33 Atualizado em:

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Pernambuco conseguiu diminuir o número de títulos de eleitores cancelados por ausência às urnas nas últimas três eleições. Foram 37.493 de um total de 6.356.307, 9.477 a menos em relação a 2013. O levantamento bienal divulgado é realizado lopo após os pleitos, sejam eles municipais ou majoritários.

O Tribunal acreditaque uma das razões para redução foi o recadastramento biométrico, que um dos critérios para que seja feito é a quitação com a Justiça Eleitoral.

Recuperação do título

O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral da sua inscrição, ou em caso de mudançade endereço ir à zona eleitoral a qual pertence sua residência. Todos devem estar portando documentos de identificação, exceto o novo modelo do passaporte porque não contémdados de filiação. Caso o eleitor possua título eleitoral e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições, além do comprovante de residência.

A regularização do título não é necessária para menores de 18 anos ou mais de 70, pois o voto é facultativo. Já pessoas com deficiência e com dificuldadede de cumprir obrigações eleitorais não terão seu título suspenso. Quem não estiver em dia não poderávotar e receber benefícios como o Bolsa Família, matrícula em instituições de ensino, emissão de passaporte, entre outros.

Para verificar a situação do seu título eleitoral o eleitor deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE): http://www.tre-pe.jus.br/.




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL