Coluna Diario Político Após cinco meses de gestão, fotografia oficial de Paulo Câmara começa a ser distribuída Por Marisa Gibson

Publicado em: 29/05/2015 11:24 Atualizado em: 29/05/2015 11:41

Mantendo um velho ritual do poder, fotografia do governador socialista será distribuída em diversas repartições públicas. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A. Press
Mantendo um velho ritual do poder, fotografia do governador socialista será distribuída em diversas repartições públicas. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A. Press
O drama do dinheiro

Que ninguém se engane. Todos os projetos de reforma política, que passaram pelo Congresso Nacional, começaram e terminaram no financiamento de empresas privadas para campanha eleitoral. E esse é o motivo que está provocando um acirramento na Câmara dos Deputados, colocando as bancadas do PT, PCdoB e Psol de um lado, contra a aprovação da matéria e ameaçando ir à Justiça para anular a votação, e, do outro, os demais partidos. No Senado, a discussão não será menos acalorada. Antes mesmo do projeto chegar à Casa Alta, já se prevê uma verdadeira batalha no que diz respeito ao financiamento de campanha. Não é para menos. Esse ítem envolve ética e a movimentação de muito dinheiro, que garante a eleição de muita gente.  Bem, ao longo dos últimos anos, todos os projetos de reforma política tiveram como ponto de partida a descoberta de esquemas de corrupção, que começaram com doações de empresas para a campanha deste ou daquele candidato ou partido e que terminaram contaminando os governos. O escândalo que estimulou o projeto em tramitação no Congresso foi o esquema de propina instalado na Petrobras, que alimentou os cofres de partidos diversos, financiou campanhas de candidatos majoritários e proporcionais e ameaçou os alicerces do governo Dilma. E é o sistema eleitoral, que pouco foi modificado nessa reforma, que possibilita o uso escancarado de dinheiro ilegal nas campanhas sob o artifício da “contribuição ao partido”, declarada nas prestações de contas à justiça eleitoral, como alegam todos os políticos flagrados pela Operação Lava-Jato,  com as mãos na botija.

Meio caminho

Com a conclusão pelo Senado da votação das Medidas Provisórias do pacote fiscal, o líder do PT, Humberto Costa, respira aliviado: “Esta semana representou uma vitória expressiva do governo no Senado”. Faltam ainda as votações do projeto de lei que trata da desoneração da folha de setores da indústria, e da MP dos bancos.

É esta

Cinco meses após a instalação do novo governo, a fotografia oficial do governador Paulo Câmara (PSB) começa a ser colocada nas repartições públicas. A autoria é de Chico Barros, especializado em fotos oficiais. Como sempre acontece, foram muitas sessões até se chegar à melhor pose.

Receita

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, disse, ontem , no Recife que “ o começo de uma grande solução para o Nordeste será organizar, dentro da região, uma estratégia de desenvolvimento econômico e social”. Alguém já ouviu isso?

Interiorização

O deputado estadual Augusto César (PTB) apresentou proposta para inserir Petrolina na lei que reduz o ICMS para o querosene de aviação. A contrapartida das companhias beneficiadas é o aumento da oferta de voos no estado, mas o município, que tem um aeroporto que  atende 1,5 milhão de passageiros/ano, ficou de fora.

Prazo final

Os prefeitos têm até  segunda-feira para entregar propostas ao Escritório de Projetos da Secretaria de Planejamento, que tem R$ 10 milhões para financiar a elaboração de projetos de infraestrutura. Até agora, só  Cumaru e Camocim de São Félix  demonstraram interesse.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL