Diario de Pernambuco
Busca
Coluna Diario Político Vice de Paulo Câmara, Raul Henry investe na educação e pode ser alternativa eleitoral do PMDB Por Marisa Gibson

Publicado em: 31/03/2015 09:54 Atualizado em:

Raul Henry, vice de Paulo Câmara, pode imprimir sua marca pessoal na gestão socialista. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A. Press
Raul Henry, vice de Paulo Câmara, pode imprimir sua marca pessoal na gestão socialista. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A. Press
Vice que é vice ...
Num país onde as dificuldades para estudar, aprender e ensinar se aprofundam a cada ano, é sempre reconfortante ver instituições interessadas em encontrar saídas para o setor, que todos consideram fundamental para o futuro do Brasil – a educação. Tendo dedicado grande parte de sua vida pública a questões relacionadas a essa área, o vice-governador Raul Henry (PMDB) gosta de repetir que “há muitas instituições interessadas na educação, então vamos buscá-las para investir aqui em Pernambuco”. Uma dessas instituições é a Fundação Lemann, que participou ontem do fórum Como melhorar a qualidade da educação, organizado por Raul. Estavam presentes também outros representantes do Todos pela Educação como o Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura, Instituto Unibanco, Instituto de Co-responsabilidade de Educação (ICE), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (Iets). O encontro foi no Palácio das Princesas, com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), o que contribuiu para realçar a importância da reunião, justo num momento em que os professores da rede estadual de ensino estão em estado de greve por melhores salários e condições de trabalho. Do ponto de vista político, Raul começa, com essa iniciativa, a imprimir um significado mais amplo às suas funções como vice, cujos resultados virão a médio ou longo prazos. Integrante de um partido que sobrevive, em Pernambuco, à sombra do prestígio do ex-governador e deputado federal Jarbas Vasconcelos, o vice-governador é uma única promessa majoritária do PMDB para o Recife ou para o governo do estado, e ainda assim para 2020 ou 2022. E, para chegar lá inteiro e bem avaliado, Raul tem que mostrar trabalho, fugindo daquela velha regra que dizia “vice bom é aquele que não aparece”.

Suscetibilidades

O Brasil cheio de dúvidas sobre a recuperação da economia, e a presidente Dilma e ministro da Fazenda Joaquim Levy protagonizando cenas de ofensas e mágoas.  Hoje Levy estará na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para falar sobre o ajuste fiscal e chega pressionando para o pacote ser aprovado.

Prefeitos

Em Brasília ciceroneando prefeitos pernambucanos em audiências no Ministério das Cidades, André de Paula (PSD), secretário estadual das Cidades, acompanha hoje a explanação que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), fará sobre as obras do PAC, na Câmara dos Deputados.

Promessa

Fernando Bezerra Coelho (PSB) foi à tribuna do Senado para defender o fim do fator previdenciário. O senador, que durante a campanha defendeu a causa, entende que o fator previdenciário causa prejuízos ao trabalhador.

1º de abril

Única data disponível, esta quarta-feira, para falar sobre a situação financeira do estado na Comissão de Finanças da Assembleia, o secretário da Fazenda, Márcio Stefanini, provocou comentários irônicos dos oposicionistas: ”O secretário conseguiu gerar um erro na origem”.

ACP na reforma

A Associação Comercial de Pernambuco elabora documento com propostas ao projeto de reforma política. O grupo de trabalho criado pelo presidente da ACP, Celso Muniz, e coordenado pelo advogado e economista Adalberto Arruda, defende a proibição da contribuição de pessoas jurídicas a campanhas eleitorais.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL