Assembleia Legislativa Oposição quer debater "crise" das PPPs em Pernambuco

Publicado em: 02/03/2015 12:19 Atualizado em:

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco apresenta, nesta segunda-feira (2), um requerimento propondo a criação de uma comissão especial, composta por deputados do governo e da oposição, para discutir a situação das Parcerias Público-Privadas (PPPs) implantadas pelo governo do estado. Entre os interesses dos deputados, é debater a situação da Arena da Copa e do presídio de Itaquitinga.

Em nota à imprensa, a liderança da oposição, encabeçada pelo deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), argumenta que o utilizado para a construção da Arena Pernambuco tem preocupado os deputados, sobretudo por causa dos gastos crescentes do governo com a manutenção do equipamento. O governo teria destinado, somente neste ano, R$ 93,8 milhões para custear o funcionamento da Arena. Em 2014 foram R$ 87 milhões.

Pela concepção da PPP, neste caso, o governo é obrigado a bancar a operação do estádio sempre que suas receitas com atividades privadas foram menores do que as despesas de custeio previstas no contrato. Nesta segunda-feira (2), a bancada irá colher as assinatura para que esta comissão possa ser instalada de imediato.

“Nós já iniciamos o debate sobre a PPP do presídio de Itaquitinga, que é uma obra inacabada. Agora, precisamos aprofundar a discussão sobre a Arena Pernambuco, cujo custo total de construção, inclusive, ainda não é do conhecimento público e saber o que deve ser feito nos próximos 28 anos, que é o prazo de operação da PPP”, destacou Silvio.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL