Coluna Diario Político Está decidido que Fernando Filho não vai concorrer à Prefeitura de Petrolina Por Marisa Gibson

Publicado em: 26/03/2015 09:51 Atualizado em:

Fernando Filho é deputado federal pelo PSB e filho do senador de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho, também do PSB. Foto: Agência Câmara/Divulgação
Fernando Filho é deputado federal pelo PSB e filho do senador de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho, também do PSB. Foto: Agência Câmara/Divulgação
Poucos horizontes

O tom desafiador a que chegou a discussão no Senado sobre a reestruturação da dívida dos estados e municípios com a União atrasou a reunião dos governadores nordestinos com a presidente Dilma, mas não afetou a cordialidade do encontro. Para dar maior fluidez na colocação das reivindicações, a pauta  teve que ser condensada, mas os resultados não foram tão compensadores. Do ponto de vista político, houve aquele discurso em defesa do fortalecimento das instituições, para se manter a governabilidade. Porém, em termos de ajuda financeira para os estados, como o crédito para investimentos e manutenção de empregos, qualquer sinalização só virá, se for o caso, depois de aprovado o pacote fiscal. Antes da conversa com os governadores, Dilma foi obrigada a enfrentar, mais uma vez, a ira do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) por causa da renegociação da dívida dos estados e municípios, uma questão de interesse nacional mas que não afeta muito o Nordeste. No ano passado, o Congresso aprovou projeto de lei, possibilitando ao governo  aplicar um novo indexador, favorável aos estados e municípios, nos contratos assinados pela União na década de 1990. Como a lei não foi regulamentada e diante das reticências do governo devido ao ajuste fiscal, os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB), resolveram colocar em votação projeto que permite a aplicação imediata da lei, mesmo sem regulamentação. A ousadia do Congresso assustou o Executivo e coube ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fazer o meio de campo. Até se chegar a isso, o mundo quase caiu em Brasília. Os governadores nordestinos conseguiram sair ilesos do Palácio do Planalto, mas infelizmente de mãos quase vazias e com poucos horizontes.

Sem recursos

Daniel Coelho, segundo vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, estreou nesta semana na tribuna falando como líder. Na ocasião, cobrou resposta do governo federal em relação ao corte das verbas do Fies (Financiamento Estudantil), que afeta a vida de alunos de universidades públicas e privadas no país.

Com protestos

Para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, diversas entidades dos movimetnos estudantil, sindical e social fazem manifestação em defesa da educação pública. Estão previstos atos em todas as capitais do país.

Dormiu no ponto

É nisso que dá aprovação de matérias por acordo de líderes: um deputado pernambucano, de primeiro mandato, só soube pela imprensa que o Fundo Partidário havia sido reajustado. O reajuste beneficia todos os partidos.

Espaços

Os deputados estaduais Lucas Ramos e Miguel Coelho disputam espaços no PSB em Petrolina. Filho de Ranilson Ramos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Lucas é pré-candidato a prefeito do município. Miguel, filho do senador Fernando Bezerra Coelho, é mais atuante na  Assembleia e está à frente de um movimento regional para combater a seca.

Disputa

Por enquanto, está decidido que o deputado federal Fernando Filho não vai concorrer à Prefeitura de Petrolina em 2016. Derrotado na disputa municipal de 2012, quando Júlio Lóssio (PMDB) foi reeleito, Fernando pode ficar marcado com uma segunda derrota consecutiva, caso não tenha êxito numa eventual candidatura no próximo ano.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL