Câmara Federal Arco Metropolitano não sairá do papel, diz Betinho Gomes

Publicado em: 27/03/2015 14:04 Atualizado em: 27/03/2015 14:42

O deputado Federal Betinho Gomes (PSDB-PE) durante votação na Câmara dos Deputados, no dia 10 deste mês. (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
O deputado Federal Betinho Gomes (PSDB-PE) durante votação na Câmara dos Deputados, no dia 10 deste mês.
O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) afirmou, em nota, nesta sexta-feira (27), que o Arco Metropolitano não sairá do papel. Segundo o tucano, o governo federal não tem recursos para realizar a obra e se utiliza de "uma desculpa inventada" - impasses ambientais em torno do Lote 1, que liga São Lorenço da Mata a Goiana) - para adiar a concretização do projeto. O atraso causaria dificuldades para o estado, principalmente com o início das operações do complexo industrial da Fiat/Jeep.

"A presidente Dilma foi incompetente na gestão dos recursos e, agora, o pernambucano vai pagar um alto preço por isso. Estamos na iminência de viver uma situação caótica no nosso sistema viário. O Arco Metropolitano é uma obra estratégica e Pernambuco será penalizado com esse adiamento", criticou Betinho.

O deputado ressaltou que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) teria anunciado a construção de duas etapas da obra motivado pelo retardo na resolução das questões ambientais que envolvem o Lote 1. De acordo com o próprio tucano, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, garantiu para este mês de marça a realização do processo licitatório do Lote 2 do Arco, que conecta a BR-408 (Paudalho) a BR-101 Sul (Cabo de Santo Agostinho), proposto pelo DNIT.

Betinho classificou a situação como mais uma "manobra" do governo federal para esconder a ausência de recursos, cenário já "previsto" pela base governista desde o anúncio de cortes nos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL