Partidos Tucanos querem desbancar Bruno Araújo da presidência do PSDB

Por: Tércio Amaral

Publicado em: 28/01/2015 09:00 Atualizado em: 28/01/2015 12:46

Bruno Araújo afirmou que ainda não tem posição definida sobre se quer ou não dispútar a reeleição. Foto: Allan Torres/ Esp.DP/D.A Press (Allan Torres/ Esp.DP/D.A Press)
Bruno Araújo afirmou que ainda não tem posição definida sobre se quer ou não dispútar a reeleição. Foto: Allan Torres/ Esp.DP/D.A Press
O PSDB já se movimenta de olho no processo de sucessão do comando do partido no estado. Nesta terça-feira (27), o secretário-geral e deputado federal eleito Betinho Gomes, em nota à imprensa, declarou que vai propor ao atual presidente da sigla, o deputado federal reeleito Bruno Araújo, que comece os preparativos para a realização de uma convenção após o carnaval. O mandato de Bruno Araújo, que foi alçado à condição de presidente após a morte do ex-deputado federal Sérgio Guerra em março do ano passado, termina no mês de abril. Nos bastidores, corre a tese de que a “família Gomes”, liderada pelo prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, é cogitada para comandar a agremiação tucana.

Ao Diario, por telefone, o deputado federal eleito Betinho Gomes negou que estaria fazendo parte de um movimento para assumir o partido. “Ninguém no partido discurtiu isso”, reforçou. Betinho ressaltou que esse é um processo natural - de lançar os preparativos das convenções - em todo o país, já que essa é uma determinação do calendário lançado pela Executiva Nacional. “Nesse processo todos serão convocados. Será de grande importância a contribuição dos prefeitos do partido nesse processo de fortalecimento do PSDB no estado”, declarou Betinho no comunicado.

Dos nomes “cotados” como possíveis substitutos de Bruno Araújo estão o do atual secretário estadual Evandro Avelar, que chegou a ser presidente do partido, o próprio Betinho e seu pai, Elias. O deputado eleito Daniel Coelho, que trabalha para sair candidato à Prefeitura do Recife em 2016, não deseja participar da gestão do partido. Até porque, em virtude da aliança estadual com o PSB, teria que administrar a parceria com os socialistas. E Daniel se coloca na oposição ao governador Paulo Câmara (PSB).

Bruno Araújo informou que ainda não tem posição definida sobre se quer ou não dispútar a reeleição. “Isso passa por uma conversa minha com o presidente nacional do partido, Aécio Neves. Mas qualquer candidatura será sempre bem vinda e deverá surgir no momento certo e sem especulações”, afirmou.

A declaração de Betinho surgiu um dia depois a repercusão da entrevista dos prefeitos de Ipojuca, Carlos Santana, e de Camaragibe, Jorge Alexandre, ambos do PSDB, ao programa Em Foco com Aldo Vilela, da Rádio Globo AM 720, na última segunda-feira (26). O gestor de Camaragibe reclamou da condução de Bruno Araújo no partido. Os dois ainda opiniram sobre as eleições municipais do Recife. Os tucanos defenderam que a legenda apoie a reeleição do atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), nas eleições de 2016. A “opinião” contraria os desejos da Executiva Nacional do partido, que deseja reforçar o palanque presidencial de Aécio Neves na região Nordeste em 2018.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL