Dilema de Douglas Cintra PTB pode ter candidato à Prefeitura de Caruaru em 2016

Por: Sávio Gabriel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/01/2015 11:47 Atualizado em:

Passado o período eleitoral, o PTB estadual vive um dilema. Isso porque o senador Douglas Cintra, que assumiu há menos de um mês a cadeira do petebista Armando Monteiro (atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) é considerado, nos bastidores, um dos nomes fortes para suceder o atual prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Caso o cenário se confirme, o PTB abriria mão da cadeira em Brasília justamente para o PSB, já que o socialista José Rodrigues da Silva é o segundo suplente e ocuparia o cargo. Além disso, a possível saída de Cintra menos de dois anos após assumir um mandato para o qual não recebeu nenhum voto e a possibilidade de outra pessoa, que também não conquistou votos, assumir a cadeira em Brasília, reacende o debate sobre a suplência do Senado no Brasil.

O presidente estadual do PTB, o deputado federal José Chaves, afirmou que Douglas é o “candidato natural”, mas acrescentou que não existe nada de concreto até o momento. “Não houve nenhuma sondagem por parte do prefeito José Queiroz pelo nome de Douglas. No meu entendimento, caso ele seja confirmado, acredito que ele tem todas as condições e nós ficaríamos muito felizes”, destacou o petebista, acrescentando haver muito tempo para que os debates sejam iniciados. “Não temos o que reclamar das circunstâncias da montagem da chapa há cinco anos (em 2010). Gostaríamos de poder ficar com o senador e o prefeito, mas, se não for possível, digo que considero José Rodrigues uma liderança sindical autêntica”, explicou.

O prefeito José Queiroz , por sua vez, negou que Douglas seja o seu candidato e afirmou que vai debater os nomes no tempo certo. “Por enquanto não é Douglas, nem ninguém”, frisou, acrescentando que as suas prioridades estão voltadas exclusivamente para a administração da cidade.

Empresário de sucesso, Cintra é um dos donos do grupo Bonanza, que atua fortemente em Caruaru. Chegou a ser presidente da associação comercial do município e já foi secretário de governo do município durante a segunda e terceira gestão de José Queiroz. No ano passado, Cintra chegou a ocupar uma das 81 cadeiras do Senado durante os meses de julho a outubro, período em que Armando Monteiro estava disputando o governo do estado.

 O secretário executivo do PTB, João Batista, afirmou que Cintra tem um nome forte na região. “Douglas é um empresário bem-sucedido e tem uma relação muito boa com José Queiroz”, disse, lembrando que, devido à experiência no governo da cidade, Cintra conhece a base. No entanto, ele afirmou que o partido ainda não deu início à análise dos nomes competitivos para disputar as eleições em 2016.

Procurado pelo Diario, Cintra afirmou que os detalhes sobre as eleições municipais serão debatidos mais adiante, com a presença do ministro Armando Monteiro.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL