Diario de Pernambuco
Busca
Governador Palácio empossa mais um socialista Paulo Câmara segue à risca todos os protocolos da cerimônia que o leva ao comando de Pernambuco

Publicado em: 01/01/2015 08:13 Atualizado em: 01/01/2015 09:37

Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Após receber a confiança de dois terços dos eleitores pernambucanos e conquistar a maior vitória percentual do Brasil nas eleições estaduais de outubro, o novo governador do estado, o socialista Paulo Câmara, será finalmente empossado na tarde de hoje. A cerimônia começará na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde o economista de 42 anos fará o juramento e discursará pela primeira vez como chefe do Executivo estadual. Em seguida, Câmara segue a pé até o Palácio do Campo das Princesas, onde encontrará o atual governador João Lyra para transmissão dos cargos.

O início da solenidade será às 15h. Câmara chegará à Assembleia na companhia do vice, Raul Henry (PMDB), onde entregará a declaração pública de bens, assinará termo de compromisso com as constituições do Brasil e de Pernambuco e tomará posse. Na sequência, quem discursa é o presidente da mesa diretora da Assembleia, Guilherme Uchoa, que nos bastidores está numa “guerra surda” com o PSB para comandar pela quinta vez o Legislativo.

Da Assembleia, Câmara e Henry seguem para o Palácio do Campo das Princesas, onde o governador João Lyra transmitirá o cargo ao sucessor. Dessa vez, o tradicional Lincoln Continental conversível 1933 do governo, não será utilizado. Em mais de oito décadas de existência, o veículo transportou centenas de autoridades. Na lista de passageiros ilustres estão governadores, presidentes, embaixadores e até a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em sua visita ao Recife, na década de 1960.

Em frente ao palácio, o socialista passará em revista as tropas. No gabinete, a chefe do cerimonial Ângela Mota lerá o termo de transmissão do cargo. Cumprido o protocolo, o novo governador receberá convidados nos jardins do palácio. Todas as autoridades do estado foram convidadas, mas o governo não informou quem confirmou presença.

Amanhã, o secretariado será empossado. No sábado, realizará a primeira reunião de trabalho com a cúpula da Secretaria de Defesa Social (SDS) e das polícias. Uma das preocupações do novo governador é colocar o Pacto pela Vida de volta nos trilhos.  Segundo balanço divulgado pela SDS, o número de crimes violentos letais intencionais, que incluem homicídios e latrocínios, subiu 8,73% de janeiro a novembro em relação a igual período do ano anterior. Já no domingo, viajará ao Sertão para participar das comemorações pelo centenário do nascimento de Lourival Batista, o “Louro do Pajeú”, em São José do Egito. Será a primeira agenda pública como governador.

Saiba mais

Detalhes da solenidade

14h30
– O governador eleito Paulo Câmara, acompanhado da futura primeira-dama do estado, Ana Luiza Câmara, e do chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti, deixa a residência e se encaminha para a Assembleia Legislativa.

–  Na comitiva, também estarão o vice-governador eleito, Raul Henry, e sua esposa, Luiza Nogueira Feitosa;

15h
–  A comitiva será recebida na rampa do Hall do Plenário do Palácio Joaquim Nabuco por uma comissão suprapartidária de deputados estaduais.

–  O primeiro-secretário da Assembleia, deputado João Fernando Coutinho, faz a leitura do Termo de Posse, que segue assinado pelo governador Paulo Câmara, pelo vice-governador Raul Henry e pelo presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa;

16h15
–  Encerramento da cerimônia e deslocamento ao Palácio do Campo das Princesas;
–  Governador passa em revista a Segunda Guarda-de-Honra, composta por militares da Polícia Militar de Pernambuco;
–  Ao chegar ao Palácio, o governador Paulo Câmara será encaminhado até o gabinete do ex-governador João Lyra Neto

16h30
–  Leitura do Termo de Transmissão de Cargo;
–  O ex-governador João Lyra Neto assinará o referido termo juntamente com o novo Governador Paulo Câmara;
–  Governador Paulo Câmara se despede do ex-governador João Lyra Neto e o acompanha até seu veículo;
–  Após as despedidas, o governador Paulo Câmara retornará ao palco e fará seu discurso, já na condição de governador do estado de Pernambuco;
–  Concluído o discurso, o Governador Paulo Câmara e o vice-governador  Raul Henry receberão os cumprimentos nos Jardins do Palácio do Campo das Princesas.



TAGS: paulo
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL