Diario de Pernambuco
Busca
A importância da personalização de atendimento e serviços para as empresas

Isabela Azevedo
Influenciadora digital, youtuber, colunista do Portal IG e servidora pública no TJPE

Publicado em: 25/03/2020 03:00 Atualizado em: 24/03/2020 22:32

Depois de alguns anos como frequentadora da AbCasa Fair, sétima maior feira de artigos para casa e decoração do mundo, tive a honra de ser convidada para palestrar na edição deste ano do evento, que acontece em São Paulo. Falei sobre como a personalização do atendimento, especificamente em relação à lista de casamentos, pode representar um aumento de clientes nos estabelecimentos comerciais.

Estamos vivendo um momento em que a personalização de serviços e atendimento já virou uma tendência no mercado. Além de agregar valor à marca, ela tem o potencial de melhorar a experiência do cliente com o seu produto e/ou serviço. E os próprios clientes têm buscado empresas que expressam mais preocupação com o público.

Um estudo realizado pela Applause, líder mundial em testes de multidões e qualidade digital, revelou que 91% dos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas que lembram deles e são capazes de fazer recomendações relevantes. Um número muito expressivo. E, para o mercado de utilidades domésticas, a lista de casamentos representa a porta de entrada do casal. Caso o atendimento cative, há grandes chances de a marca ser escolhida para a aquisição de vários outros itens durante a vida.

Outro dado interessante sobre o tema vem da Segment, empresa dos Estados Unidos que ajuda a rastrear e consolidar os dados dos consumidores para entregar os melhores produtos, serviços e experiências. Realizada com mais de mil consumidores, uma pesquisa da empresa mostrou que 49% das pessoas compraram itens que não pretendiam adquirir por causa de recomendações personalizadas da marca com quem mantém relacionamento. Mais uma prova de que a personalização dos serviços é, de fato, eficaz.

Além de fidelizar o cliente, a personalização dos serviços, incluindo de forma expressiva a de lista de casamentos - assunto tema da minha palestra na AbCasa Fair -, como consequência, aumenta o faturamento da empresa. Hoje, o consumidor está cada vez mais atento, exigente e cauteloso com as suas escolhas de consumo. Por isso, sente-se valorizado e cativado quando encontra um atendimento diferenciado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL