Clouds26° / 28° C

GUERRA

Negociações de trégua em Gaza continuarão na próxima semana no Egito

De acordo com Joe Biden, um acordo de cessar-fogo ainda não foi alcançado, mas está mais próximo do que nunca

Publicado em: 16/08/2024 16:04

Meninos caminham sobre tijolos secos para atravessar uma poça de água de esgoto, passando por montes de lixo e escombros ao longo de uma rua no campo de Jabalia para refugiados palestinos, no norte da Faixa de Gaza (Foto: Omar AL-QATTAA / AFP
)
Meninos caminham sobre tijolos secos para atravessar uma poça de água de esgoto, passando por montes de lixo e escombros ao longo de uma rua no campo de Jabalia para refugiados palestinos, no norte da Faixa de Gaza (Foto: Omar AL-QATTAA / AFP )
Segundo um comunicado conjunto divulgado pelos mediadores, Estados Unidos, Catar e Egito, após dois dias de negociações construtivas em Doha sobre um cessar-fogo e a libertação de reféns na Faixa de Gaza, as discussões serão retomadas na próxima semana, no Cairo.
 
“Os Estados Unidos apresentaram nesta sexta-feira uma nova proposta de cessar-fogo para o conflito entre Israel e o Hamas que visa preencher e fechar as lacunas da anterior proposta” acrescenta o comunicado dos três países.
 
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que um acordo de cessar-fogo ainda não foi alcançado, mas está mais perto do que há três dias, está mais próximo do que nunca. Biden disse que todas as partes continuam a conversar para tentar chegar a um entendimento. 
 
Já o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, também vai a Israel no domingo para se reunir com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahy. O deslocamento de Blinken deve incluir a passagem pelas capitais do Egito e do Catar.
 
Mas, o governo de Tel Aviv espera que a pressão internacional e dos países mediadores possa levar o Hamas a aceitar o acordo. "Israel aprecia os esforços dos Estados Unidos e dos mediadores para dissuadir o Hamas da recusa em aceitar um acordo de libertação dos reféns", diz a nota do gabinete do primeiro-ministro israelita,
 
O chefe da diplomacia israelita, Israel Katz, avançou que o seu país está disposto a chegar a um acordo, no entanto é o Hamas que procura endurecer a posição em antecipação de um possível ataque iraniano contra Israel. 
 
Enquanto isso, Sami Abu Zuhri, alto funcionário do Hamas, diz que Biden tentar criar uma ‘atmosfera falsamente positiva’, até porque não tem real intenção de parar a guerra. “Está tentando ganhar tempo”, apontou. O Hamas considera que o que está sendo discutido nas negociações de trégua não vai ao encontro daquilo que já foi acordado no dia 2 de julho.
 
As negociações dos mediadores procuram obter a libertação dos reféns israelitas, além da entrada de ajuda humanitária para a população civil em Gaza, por sua vez o Hamas exige a retirada completa das tropas de Israel e um cessar-fogo definitivo.
Tags: cessar-fogo | israel | guerra | gaza |

Mais notícias