REINO UNIDO
Após derrota histórica, Rishi Sunak se demite da liderança do Partido Conservador
Sunak reiterou os votos de sucesso ao futuro primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que o derrotou nestas eleições e o descreveu como um homem decente e de espírito público
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 05/07/2024 12:17 | Atualizado em: 05/07/2024 12:19
Rishi Sunak (Foto: HENRY NICHOLLS / AFP ) |
Depois da derrota histórica do Partido Conservador, Rishi Sunak anunciou nesta sexta-feira que vai apresentar a sua demissão ao rei Charles III e que vai deixar também o cargo de líder conservador, mas que somente sairá quando for encontrado um sucessor.
“Espero que, após 14 anos de Governo, haja uma reconstrução do partido, que terá o seu papel fundamental na oposição, de uma forma eficiente e eficaz. Quando cheguei, enquanto primeiro-ministro, disse que a tarefa mais importante que tinha em mãos era trazer a estabilidade à nossa economia. A inflação está na posição ideal, às taxas das hipotecas estão baixando e estamos reconstruindo as relações com aliados nos esforços globais para ajudar a Ucrânia. Acredito que este país está mais seguro, mais forte do que estava há 20 meses. Mais próspero, mais justo, mais resiliente do que em 2010”, afirmou.
Mas, Sunak ainda assumiu a responsabilidade pela derrota eleitoral ao Partido Trabalhista e pediu desculpas ao país. "Ao país, gostaria de dizer, antes de tudo, que lamento muito. Eu dei tudo de mim neste trabalho, mas enviaram um sinal claro de que o Governo do Reino Unido tem de mudar e é o único julgamento que importa. Compreendo a raiva e decepção e assumo a responsabilidade por esta derrota", declarou.
Rishi Sunak reiterou os votos de sucesso ao futuro primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que o derrotou nestas eleições e o descreveu como um homem decente e de espírito público. “Keir Starmer será o nosso primeiro-ministro. Desejo-lhes, a ele e à sua família, tudo de bom. Neste trabalho, os seus sucessos serão os nossos sucessos. Fui o primeiro-ministro e digo: este é o melhor país do mundo graças ao povo britânico", finalizou.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS