ORIENTE MÉDIO
Israel diz que há possibilidade de acordo de libertação dos reféns
De acordo ministro da Defesa israelense, o acordo permite o regresso de todos os reféns, incluindo os que têm cidadania americanaPublicado em: 11/12/2024 18:17
![]() |
Ministro da Defesa israelense, Israel Katz (foto: Attila Kisbenedek/AFP) |
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, revelou que existe a possibilidade de um acordo com o Hamas para a libertação de todos os reféns, incluindo norte-americanos.
Segundo o gabinete de Katz, o ministro já entrou em contato com o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, para informá-lo e conversar sobre o assunto. "O ministro Katz atualizou o secretário da Defesa Austin sobre as negociações para a libertação dos reféns, e afirmou que existe agora a possibilidade de um novo acordo que permita o regresso de todos os reféns, incluindo os que têm cidadania americana", diz o comunicado.
Enquanto isso, o Parlamento israelense aprovou hoje um projeto de lei para não devolver às suas famílias os corpos de palestinos mortos em atividades terroristas pelas forças de segurança.
“Os corpos dos terroristas não serão devolvidos às suas famílias e serão enterrados num cemitério de vítimas inimigas”, indicou o Parlamento, acrescentando que esta proposta legislativa será agora discutida pela Comissão dos Assuntos Externos e Segurança.
Mas, o Parlamento se propôs também a determinar que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por motivos especiais, possa ordenar a devolução do corpo à sua família. Atualmente, os corpos costumam ficar retidos temporariamente.
Já o Exército e os serviços de informação israelenses anunciaram nesta quarta-feira (11) ter eliminado dois comandantes do Hamas, um dos quais envolvido no ataque do dia 7 de outubro de 2023.
Uma dos membros do grupo é Fahmi Salami, comandante das forças de elite Nakba do Batalhão Zeitún, morto nos recentes ataques aéreos das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza. O outro alto comandante era Salah Dahman, chefe de uma unidade do Hamas responsável pela supervisão dos ataques aéreos da organização, que foi morto durante um bombardeio na zona de Jabalia.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS