GUERRA
Ucrânia assina novo acordo de segurança com a União Europeia
No início de uma cúpula da UE, em Bruxelas, os 27 membros se comprometeram pela primeira vez a prestar ampla ajuda ao governo de Kiev
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 27/06/2024 12:37
Líder da Ucrânia assinou um novo acordo de segurança com a União Europeia (UE) (Foto: MANDEL NGAN / AFP ) |
Nesta quinta-feira, o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou na capital belga um novo acordo de segurança com a União Europeia (UE), representada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, dias após o começo das negociações formais de adesão do país à UE.
No início de uma cúpula da UE, em Bruxelas, os 27 membros se comprometeram pela primeira vez a prestar ampla ajuda ao governo de Kiev, independentemente de qualquer mudança institucional. O acordo inclui ainda a garantia da continuidade do fornecimento de armas, a manutenção da formação de soldados ucranianos e esforços para fortalecer a indústria de defesa da Ucrânia.
Michel afirmou ser realmente relevante a deslocação de Zelensky a Bélgica, sede da UE. "Gostaria de lhe dar as boas-vindas, caro presidente, é sempre um prazer recebê-lo aqui em Bruxelas, no Conselho Europeu, com a impressão de que, nas últimas semanas, temos trabalhado arduamente em conjunto para apoiar a Ucrânia e estamos em posição de fazer alguns anúncios positivos, primeiro a assinatura de acordos adicionais de segurança com a Ucrânia", declarou o presidente do Conselho Europeu.
Kiev já assinou anteriormente 27 acordos bilaterais de segurança similares com os países do bloco. Em Bruxelas, Zelensky agradeceu e saudou também o apoio e reiterou o apelo à ajuda militar urgente à Ucrânia. No entanto, destacou aos dirigentes europeus aliados, durante a cúpula, que a pressão da União Europeia sobre a Rússia não é suficiente, exemplificando os ataques a região de Kharkiv.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS