Rain27° / 29° C

GUERRA

Enviado dos EUA vai a Israel para conter tensões com o Hezbollah

Amos Hochstein chegou ao país nesta segunda-feira (17) e vai se encontrar com os principais líderes do governo israelense

Publicado em: 17/06/2024 16:00

Amos Hochstein, negociador especial da administração de Joe Biden (Foto: AFP)
Amos Hochstein, negociador especial da administração de Joe Biden (Foto: AFP)
A Casa Banca enviou o negociador especial da administração do presidente Joe Biden, Amos Hochstein, que chegou nesta segunda-feira a Israel, para se encontrar com os principais líderes do governo israelense, na busca de minimizar a escalada das tensões com Hezbollah, no sul do Líbano. Diversos países da região também alertam para o alto risco da guerra na Faixa de Gaza se alastrar pelo Oriente Médio.
 
De acordo com o jornal Times of Israel, Hochstein já se reuniu com o presidente israelense, Isaac Herzog, com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, com o ex-ministro Benny Gantz e, ainda com o principal líder da oposição israelense, Yair Lapid.
 
Enquanto isso, o sul da Faixa de Gaza e a cidade fronteiriça de Rafah continuam a sofrer ataques e confrontos das forças israelenses, apesar do compromisso das Forças de Defesa de Israel (FDI) ter anunciado no domingo aplicar pausas táticas diárias naquela região do enclave palestino para permitir a entrada de ajuda humanitária.
 
No entanto, Netanyahu criticou os planos anunciados pelo exército israelense em permitir as pausas táticas nas hostilidades entre as 8h e as 19h, ao longo da estrada de Salah al-Din, para que os caminhões com ajuda humanitária atravessem a passagem de Kerem Shalom, até indicações em contrário. Uma emissora israelense noticiou que Netanyahu teria dito que "somos um país com um exército e não um exército com um país".
 
Além disso, segundo uma fonte do governo de Israel, que não quis de identificar, as IDF disseram a Netanyahu de que não haveria alterações na política do exército, e que os combates em Rafah irão continuar como previsto.
Tags: guerra | hezbollah | israel | eua |

Mais notícias